Convert - Fortaleza/CE
inserido no site em 12/09/2003
atualizado em 24/09/2004
Esta página não tem ligação com o fabricante deste veículo

O Nill tinha me passado algumas informações sobre o Convert, que acabaram de ser confirmadas algumas e corrigidas outras, pelo empresário Américo Vasconcellos. E com a boa notícia de que a Convert vai voltar a produzir veículos de fibra - um off road na forma de kit!

Carlos

Caros amigos do Planetabuggy,

ao cumprimentá-los, queremos parabenizá-los pelo site e pela contribuição que estão prestando a esse setor da indústria automobilística nacional.

1. A TUKANO TECNOLOGIA & DESIGN, nome como é identificado o fabricante do CONVERT (razão social: Francisco Américo de Vasconcellos ME), lançou esse veículo na AUTOP'93 - FEIRA NACIONAL DE AUTOPEÇAS E VEÍCULOS DO CEARÁ, em Fortaleza/CE;

2. A versão standard (MCR) do CONVERT foi fabricada de 1994 a 1999, ano em que teve a sua produção descontinuada. As fotos apresentadas no site são de apenas dois ou três veículos de modelos especiais de caráter mais utilitário - um com faróis redondos e o outro (do Isidoro) com a frente alterada (com faróis do Corsa);

3. Na verdade, a frente do CONVERT (versão descontinuada) se identifica mais com a do INTERLAGOS e não com o PUMA;

4. A nova versão do Convert, que já está sendo disponibilizada no mercado, pode ser usada "sem portas" com a opção, para um uso também urbano, de serem instaladas portas planas em PRFV (semelhantes às do Gurgel/Xavante) com fechamento em courvin e plástico transparente, para proteção contra a chuva. Por esses dias e por estarmos concluindo um modelo com portas, iremos fotografá-lo para compor um novo folder e incluí-lo em nosso site - www.grupotukano.com.br.

A  carroceria é basicamente a mesma do veículo antigo, com as seguintes alterações, além das portas: - na parte frontal: encurtamento, eliminando-se o espaço para o pneu estepe e mudança dos faróis redondos para os utilizados no Corsa; - nas laterais: eliminação das portas com vidro (utilizadas no modelo anterior) e fechamento parcial dos vãos, até uma altura superior ao nível do acento dos bancos, para maior segurança do condutor e passageiros, semelhantemente ao buggy convencional; - na traseira: uma leve mudança no design, substituindo-se as lanternas de ré embutidas por aparentes,  e deixando-se apenas uma lanterna de sinalização em cada lado com a função múltipla de meia-luz, pisca e stop. O banco traseiro se manteve escamoteável, ampliando-se o espaço na opção de carga. Além disso, foi criado embaixo do banco traseiro um espaço para acomodação do cilindro, para o caso de utilização do combustível GNV. O pneu estepe passou a ser acomodado num suporte metálico externo afixado à carroceria, na parte traseira. Em resumo, pretendemos que a nova versão do buggy Convert se torne ainda mais versátil  (off-road e on-road), podendo se adequar também ao transporte de pessoas e de pequenas cargas no atendimento às necessidades de transporte em empreendimentos dos setores de turismo, serviços, indústria, comércio e agronegócios, localizados nas zonas litorânea, rural e urbana.

Atenciosamente Américo Vasconcellos - Tukano Tecnologia & Design Tel/Fax (85) 261.0421

www.grupotukano.com.br
tukano@secrel.com.br

 

Convert / MCR - Características técnicas

Carroceria : Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV)
Chassi : Perfis de aço / tubos DIN 2440
Dimensões : 3,57 m (comp); 1,65 m (largura); 1,43 m (altura)
Distância entre eixos : 2,40 m
Distância mínima do chassi ao solo : 0,20 m
Peso seco (aproximado): 650 kg
Capacidade total de carga : 350 kg (pessoas ou carga)
Capacidade de passageiros : 05
Motor : VW 1600, 4 cilindros, arrefecido a ar, localizado na traseira
Tração : traseira
Cilindrada : 1600 cm3
Potência máxima : 69 CV a 4000 rpm
Combustível : Gasolina (capacidade do tanque: 45 litros)
Sistema de direção : mecânica, árvores rígidas e amortecedor hidráulico, original VW
Sistema elétrico e de partida : originais VW
Câmbio : mecânico, com 4 marchas sincronizadas para frente e 1 à ré, com as seguintes relações: 1 a .-1:3,80; 2 a .-1:2,60; 3 a .-1:1,32; 4 a .-1:0,38 e Ré-1:3,88
Sistemas de freios : dianteiro, a disco, com diâmetro de 275 mm; freio traseiro, a tambor, com diâmetro de 280 mm, com acionamento hidráulico; freio de estacionamento: a tambor, com acionamento mecânico nas rodas traseiras, através de alavanca.
Suspensão dianteira : independente, com molas de torção laminares, estabilizador e amortecedores telescópicos de dupla ação com curso de 110 mm, original VW
Suspensão traseira : independente, com tensores especiais, bilros de articulação, molas helicoidais, correias balatas limitadoras de curso e amortecedores telescópicos de dupla ação com curso de 145 mm, original VW
Tração : traseira
Rodas e pneus dianteiros : 6½ x 14, com pneus 175/70R14(12 psi)
Rodas e pneus traseiros : 8 x 15, com pneus 215/80R15(15 psi)

 

 
O que já está no site:
As fotos deste Convert foram remetidas pelo Nill, que é um grande "caçador" de buggies no Nordeste!
   
Um Convert Utilitário, cujas fotos também foram enviadas pelo Nill.
   
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