Como Fazer um Baja Bug
Parte 2
inserido no site em 04/02/2007
Importante: esta página não tem ligação com o fabricante deste veículo
The making of the USA Baja Bug
 
Tudo sobre Baja Bugs - A perspectiva de um construtor
by Dean Varton, Duvall, WA
 

Você precisa abrir os furos dos paralamas (nenhum kit vem com eles pré-furados). Segure o paralama no carro, para marcar os pontos para furar. Fure um de cada vez. Comece furando no topo do paralama e na parte de baixo de cada um dos lados. Prenda o paralama antes de continuar a furar. Se você der apenas algumas voltas nos parafusos, verá que eles poderão não estar alinhados quando você for apertá-los todos. Você precisa apertá-los firmemente e tirá-los várias vezes. Isto vai assegurar uma perfeita união e eliminar a necessidade de alongar os furos.

Os últimos dois furos na parte dianteira do paralama, deverão ser feitos através do paralama, propriamente e da carroceria. Assegure-se que os outros parafusos estão no lugar e bem apertados, antes de fazer estes últimos dois furos e prender o paralama na carroceria. Aqui, novamente, use porcas auto-travantes de nylon com arruelas ou arruelas lisas e de pressão. As arruelas vão ajudar a manter as partes unidas, pressionando uma área bem maior.

O próximo passo será determinar se você quer os faróis nos paralamas ou montados em algum outro lugar. Um grande número de pessoas não gostam do peso extra nos paralamas, por causa das trincas quando num offroadin radical. Todavia, eu nunca tive problemas com eles instalados nos paralamas. Um grande número de pessoas gostam de montar os faróis na barra de proteção dianteira (quebra-mato). Isto pode ser bom, desde que você não os deixe muito próximos ao solo, onde arbustos podem danificá-los.

Muitas pessoas me pergundam como eu montei os faróis nos meus paralamas e onde eu consegui os aros cromados para colocar no baja. Bem, eu paguei US$ 40.00 pelos suportes de faróis em plástico ABS, com anéis cromados, somente para descobrir que eles não encaixam. Aqueles suportes NÂO se encaixam nos paralamas do baja. E isso não está escrito em lugar nenhum...

Lembre-se duas coisas sobre Fuscas. 1. Não existe peça de reposição da armação do farol original. 2. Não existe peça de reposição para o freio de mão e alavanca de mudanças (bem, no Brasil, acho que se consegue). Lembre-se disso e vocês não vão ter os problemas que eu tive.

Eu vendi as peças em plástico ABS dos faróis através do ebay e decidi usar as armações originais dos faróis e os anéis cromados. Estas peças em ABS eram muito grandes para serem colocadas na área tão bem formada nos paralamas (um belo design). Chequei as armações originais e elas encaixaram perfeitamente, então eu iniciei o corte do círculo nos paralamas.

Corte um círculo um pouco menor que as dimensões da armação. Você precisará ajustar muito bem para ter um bom resultado.

Eu usei um bit especial de fiberglass em minha furadeira elétrica para fazer os furos. Use um caneta para marcar e não corte demais. A armação dos faróis não é completamente redonda e você verá furos na parte externa. Marque quatro furos igualmente espaçados. Isto vai ajudar você a fazer os furos na fibra, para segurar a armação. Não corte fora a fibra, onde estão estes furos. Marque-os com uma caneta, enquanto encosta a armação no paralama. Você pode desmontar a armação para conseguir deixá-la mais próxima ao paralama enquanto marca os furos.


A armação dos faróis não é redonda. Observe os furos

Uma vez que você tenha furado corretamente para a armação ficar ajustada, e você tenha feito os furos, você pode montar a armação. Eu usei parafusos de aço inox, juntamente com porcas auto-atarrachantes de aço inox e nylon. Eu selecionei parafusos allen. Isto permite uma mínima interferência com o cromado do aro do farol e com as outras partes da armação. Lembre-se de usar arruelas de aço inox com as porcas, na parte de trás do paralamas.

 


Parafusos de aço inox prendem a armação dos faróis. Use quatro em cada farol

Outra excelente razão para usar as armações originais dos faróis, é que você pode ajustar os faróis uma vez instalados. Aquelas unidades de ABS não permitem isso e vibram muito.


Quando pronto, vai ficar parecido com este

Depois que tudo estiver montado e com boa aparência, você vai precisar fabricar um suporte para prender o aro cromado no lugar. Corte duas peças de metal com 1/8" de espessura para ser usada como suporte. Cada peça deverá ter aproximadamente 1"x1" (2,5cm x 2,5cm). Solde-as em formato de "L" e então solde-as no suporte, para que o aro cromado possa ser fixado. Quando você tentar fixar o aro cromado sobre a armação e o farol, você verã que o aro poderá ficar baixo na frente. Você precisará tentar acomodar o ângulo das duas peças de metal.

A parte superior deve ficar um pouco para frente e para baixo, enquanto a parte lateral (horizontal) fará um ângulo para frente. Somente a parte de baixo será soldada na armação do farol. Eu sei que isto é meio confuso. Vou tirar uma foto e você poderá entender melhor (NT = ele não tirou a foto e eu também não entendi direito...). Você também pode dobrar um pouco a peça depois de soldada, para ficar melhor.

Depois que suporte estiver soldado no lugar, pegue o aro cromado e faça um furo através dele e do suporte. Use um parafuso de aço inox, auto-atarrachante, para não enferrujar e para fixar o aro no suporte. Não dá para colocar uma porca atrás do aro cromado, portanto, tem que ser o parafuso auto-atarrachante. Uma vez que a parte de cima está pronta, prepare a parte de baixo da mesma maneira. Use um parafuso longo e somente aperte o necessário.

O resultado final deverá ficar parecido com o original do Fusca.

Uma vez que você saiba exatamente onde quer os piscas montados, marque com fita adesiva o local nos paralamas, onde deverão ficar os parafusos. Coloque a base dos biscas no paralamas e pressione firmemente. Isto irá marcar a fita. Com a furadeira, faça os furos nos locais corretos.


Note o furo para os fios e os dois pequenos furos para os parafusos.

Veja a terceira parte desta tradução...

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