Página Inicial
inserido no site em 27/03/2004
texto e fotos: Cláudio Rezende
Tanger Sevetse 89 - RJ

O meu buggy tem capota fixa, mas a explicação serve para qualquer tipo. Utilizei cintos de Palio, que tem ótimo acabamento e preço razoável, em torno de R$ 100,00 o par. Comprei zero, mas pode conseguí-los facilmente em um ferro velho. Vamos lá:

Primeiro passo: Furação para fixar parafuso da coluna

Cinto de Segurança em BuggiesVocê deve escolher a altura do furo de acordo com a sua altura. Se tiver dificuldade para medir, tenha como parâmetro a altura dos seus olhos. Não fure tão próximo ao ombro, pois como o santoantônio fica mais atrás, em uma freada brusca poderá te machucar no pescoço. Utilize uma broca de aço rápido fina como guia para a furação. Depois faça a furação no diâmetro do parafuso. Repare que fixei com o parafuso invertido no meu carro. Fiz a furação no diâmetro da cabeça do parafuso e embuti o mesmo no santo antônio, utilizando resina autopolimerizável em pó de odontologia, mais resistente (resiste 80 newtons de força). Normalmente, acho que não compensa proceder desta forma. É melhor furar abrindo rosca no santoantônio e fixar o parafuso com a cabeça para fora. Utilize parafuso de aço. Já vi num Jeep CJ5 uma adaptação feita com uma espécie de braçadeira, que envolvia o santoantônio. Não sei se é tão seguro, mas evita furar o santoantônio.

Segundo passo: Fixação da caixa de retração (carretilha)

Cinto de Segurança em BuggiesEssa dá um pouco mais de trabalho. Você tem duas opções: deixar a caixa exposta ou embuti-la na fibra. Aconselho embuti-la, pois evita que pisem ou chutem ela quando estiver levando passageiro no banco de trás. A fixação do parafuso da caixa também deverá ser no santoantônio, próximo ao assoalho do carro. O procedimento para fixação do parafuso é o mesmo descrito anteriormente. Para fixar a caixa de retração ou carretilha, recorte a fibra de forma que a caixa encaixe e depois passe a fibra com manta. Utilize um pouco mais de catalizador para fixar a caixa no lugar. Depois passe a mistura normal com a manta. No caso do meu carro, que é forrado com carpete, não precisei caprichar muito no acabamento, mas caso seu buggy seja somente pintado no interior, vale a pena lixar bem para um bom acabamento. Utilize lixa ferro 180 para começar e depois faça o acabamento com lixa d'água 360 ou 400.

Terceiro passo: Fixação do terceiro ponto

Cinto de Segurança em BuggiesEsse é mais tranquilo. Mesmo esquema de furação (parafuso invertido ou não). Eu cortei as abas originais da peça com serra, pois não tem utilidade. Fure no túnel da caixa de marcha, ao lado do banco. Em bancos com estrutura metálica, essa peça pode ser fixada na própria estrutura do banco com parafuso e porca.

Veja o resultado:

Cinto de Segurança em Buggies
Bem, é isso. Espero que ajude.

Cláudio Rezende
Tanger Sevetse 89 - RJ

 

Para entrar em contato com o autor deste artigo, utilize o "Forum do Planeta"

Vai para a página da "carroceria"
O uso deste site subentende o conhecimento das "Políticas de Uso".
website: http://www.planetabuggy.com.br