página inicial
Dica postada pelo Luizinho, no Forum, em 18/12/2001

Estas são uma série de dicas interessantes para a manutenção do buggy, principalmente após passeios à beira-mar, que o Luizinho colocou no Forum do Planeta.


Para manter seu brinquedo por muito anos, sem problemas com ferrugem nas partes metálicas, nada melhor que uma lavagem após uso na praia ou mensal, quando não houver uso.

Para isso, remova o óleo impregnado no chassis com Solupan K-2, usando depois uma nova pulverização com óleo (puro) de mamona (Atenção: óleo só na parte metálica, na fibra nunca, pois ela apodrece e dissolve), além de um bom polimento na pintura. Alguns vão dizer que assim você vai acabar com todas as borrachas. Garanto que as borrachas, mesmo submetidas a esse tratamento, duram mais de um ano e meio, época propícia à troca. Para vocês terem uma idéia, consegui manter um BRM-8 durante 10 anos sem nenhun reparo no chassis!! O meu não possuia nenhum de seus parafusos em aço inox ou latão, nunca tive problemas (nem mesmo nos estojos da descarga do motor).

Dicas na lavagem:

  1. sempre que possível, lave no posto sem as rodas e se você tiver condições, mande vez por outra desmontar os cubos das rodas traseiras, para uma lavagem com querozene das peças internas(serviço para oficina);
  2. peça ao lavador para passar um pouco de óleo diesel nas partes aparentes dos cabos de aço (freio de mão, acelerador e embreagem);
  3. troque semestralmente a graxa dos cubos dianteiros (saiba como...);
  4. quando elevar o buggy, corra para verificar o estado das coifas de borracha, dos braços oscilantes da caixa de marcha. Se houver rasgos ou aberturas, substitua, pois se entrar água você perde a caixa de marcha;
  5. a dica acima vale também para as borrachas de proteção dos terminais de direção dianteiros;
  6. na lavagem, peça ao lavador para lavar e enxugar o pneu sobresalente;
  7. vale a pena lavar com óleo diesel, o macaco;
  8. nas lavagens, não esqueça das pedaleiras e sua lubrificação.

Notas do Planeta:

Acho interessante que deva ser ressaltada a necessidade de colocar graxa no quadro da suspensão dianteira (quatro engraxadeiras) e - nos modelos mais antigos, com pino mestre - nas engraxadeiras localizadas de cada lado. E, já que desmontou o cubo traseiro, faça o mesmo com o dianteiro, aproveitando para trocar o fluido de freio.

Ah! e os parafusos de inox, além de estarem protegidos contra a ferrugem, são um charme a mais no buggy... quando polidos tem o aspecto de cromados.

Sobre pulverizar as partes metálicas, há controvérsias, mas com cuidado, pode ser feito - apenas espere o óleo secar, antes de ir para a areia, senão vai ficar "à milanesa"!

E, quando for lavar, não esqueça que o motor não gosta de muita água - com pressão, nem pensar!!! um pequeno pincel embebido em diesel é suficiente para limpar o motor. Se for preciso, use um desengraxante, do tipo spray (Jimo é ótimo), e depois, água sem pressão, com cuidado. Uma dica boa: para garantir que não entrará água no carburador, distribuidor e outras partes sensíveis, use camisinha (preferência para a não lubrificada, claro). Tire fora a tampa do distribuidor e use duas camisinhas, uma para a parte de baixo e outra para a parte da tampa.

 
Volta para a página de Detalhes da Carroceria
[Página Inicial] [Clássicos] [Extintos] [Atuais] [Forum do Planeta] [Contato]