pedaleira

Em uma VW Trends (09/2003), encontrei um artigo extremamente interessante aos buggueiros e similares. Como restaurar a pedaleira de seu VW, sem passar (muito) trabalho. Na verdade, há um exagero de fotos neste artigo, mas não quis tirar nenhuma delas, para que todos os detalhes ficassem preservados. Se clicar nas fotos, uma versão maior aparecerá em uma outra tela. Mas não espere grandes coisas, pois foi escaneada de uma revista (artigo original em p&b).

Um trabalho simples e que pode resultar em maior prazer ao dirigir seu buggy!

Divirta-se!

Artigo original por Stephan Szantai
Fotos por Jeremi Verdier e N. Fabbri

Carlão - 18/04/2010

as fotos

 
 
 
 
Em primeiro lugar, tire os dois parafusos que prendem a pedaleira ao túnel. Um parafuso está localizado abaixo do pedal do acelerador e o outro atrás da pedaleira. Neste, usamos um alongador na chave (foto)
Para soltar o cabo da embreagem, puxe o pedal para trás.
 
 
 
 
  Talvez seja necessário dar uma sacudida no pedal para ele sair. Pode estar preso por tinta ou ferrugem. Mas ele sai... Este é o aspecto da pedaleira, fora do carro   Comece removendo o pedal da embreagem, que é preso à pedaleira com um pequeno pino. Force o pino para fora do buraco.  
 
 
 
  Depois de tirar o pino, remova o pedal propriamente dito. Para fazer isto, tire o pedal de embreagem de seu eixo, como visto na foto.   Finalmente, o pedal de embreagem fora da pedaleira!  
 
 
 
  Agora, vamos cuidar do pedal do freio. Ele é preso por um clip circular, que é retirado com um alicate especial ou com uma chave de fenda (cuidado para não perdê-lo)   O pedal já está fora. Dá para ver que a haste do cilindro mestre ainda está presa nele.  
 
 
 
  Remova a mola de retorno do pedal do freio e o eixo principal da pedaleira.   Voltando ao pedal do freio, remova o clip que segura a haste do cilindro mestre.  
 
 
 
  Para remover o acionamento do acelerador, é preciso empurrar o pino que o prende na pedaleira   Um pino também segura o pedal do acelerador. Remova-o.  
 
 
 
  O pino do pedal e a sua mola de retorno estão na parte de baixo desta foto.   Finalmente, remova o clip que segura a rodinha do acelerador. Cuidado para não perder a arruela que fica embaixo da rodinha.  
 
 
 
  A pedaleira está totalmente em peças! Como você pode ver, são apenas algumas peças para serem limpas.   Limpe todas as partes com solvente ou desengraxante. Uma escova de aço pode ajudar nesta parte.  
 
 
 
  Dê uma olhada nesta foto. Todas as partes limpinhas e prontas para a montagem.   Algumas partes podem ser pintadas. Mas proteja os furos para que a tinta não atrapalhe a montagem.  
 
 
 
  A seguir, coloque a rodinha do acelerador. Coloque alguma graxa no pino, antes de colocar a arruela, a rodinha e o clip.   Coloque alguma graxa no eixo da pedaleira.  
 
 
 
  Reinstale o eixo no local correto, seguido pela mola do pedal do freio. As duas extremidades da mola ficam na direção do assoalho, com o lado do gancho para a traseira do carro. Coloque alguma graxa para colocar o pedal do freio no local.   Com o pedal do freio no lugar, coloque o clip.  
 
 
 
  Colocando o pedal de embreagem. Você vai precisar de um martelo leve para conseguir acoplar o pedal no eixo. Tenha certeza que o gancho que irá pegar o cabo da embreagem fique voltado para cima (veja a foto 24) e não para o chão.   Instale o acionador do acelerador. A rodinha deve ficar parelha com os pedais de freio e embreagem. Mais uma vez, use graxa para a montagem. A parte chata da cabeça do pino deve ficar voltada para o lado do túnel (flecha na foto).  
 
 
 
  É tempo de instalar o pedal do acelerador. Use alguma graxa antes de colocar o pino e a mola. O lado longo da mola deverá ficar atrás do pedal, como mostra a foto.   A pedaleira pronta para ser aparafusada no carro. Não esqueça de comprar novas borrachas para os pedais, para o serviço ficar perfeito.  
 
 
 
  Vá embaixo do carro e retire o cabo da embreagem do lugar...   ...facilitando a colocação do cabo no gancho da pedaleira. Para ter certeza que não vai escapar durante o resto da instalação, prenda com um lacre plástico.  
 
 
 
  Acomode a pedaleira no túnel. Observe que a mola do freio está com as duas extremidades voltadas para baixo.   Coloque um pouco de graxa na haste do cilindro mestre, antes de colocá-lo no pedal.  
 
 
 
A haste do cilindro mestre já está no lugar. Agora é hora de colocar o cabo do acelerador.
Finalmente, coloque e aperte os parafusos da pedaleira no túnel.
 
 
 
 
Agora, o truque para colocar a mola no pedal do freio! Aqui, foi usado um gancho "caseiro" para puxar a mola.
Estando a mola no lugar, coloque o clip no lugar.
 
 
 
 
Recoloque o cabo da embreagem na transmissão (lá na caixa) e verifique a folga. Deve ser entre 10 a 25mm.
 
O pedal do freio também precisa uma pequena folga entre 5 e 7mm. Esta folga é ajustada na haste do cilindro mestre. Na foto 30, dá para ver a porca de ajuste.