página inicial

 

A Montauto é a fabricante do BRM, um dos buggies clássicos ainda fabricados no Brasil. Contrariando os pessimistas, a Montauto comprou a marca Magnata, com três modelos diferentes e incluiu um novo modelo na sua linha BRM-2001, o M10-1/2, que utiliza chassi de fusca encurtado. Também adquiriu o ferramental e formas do Cheda Buggy, embora não esteja nos planos da Empresa produzi-lo.

Em 2003, seguindo a linha de aprimorar seus produtos, a BRM lançou o BRM8-Long, com um entreeixos maior.
M8-Long - Lançamento 2003 da BRM
Este é o M8-Long Exclusiv: modelo com um visual mais luxuoso e de maior comprimento que o normal. Acomoda melhor os passageiros e vem com uma grande série de itens de conforto e segurança.
     
Mais M8-Long, sendo o azul um modelo normal e o prata, um Exclusiv. A foto central mostra alguns buggies na frente do show room da BRM, em São Paulo.
     
 

Outros detalhes deste lançamento: faróis redondos, lanternas traseiras redondas no modelo M8-Long e de Siena no Exclusiv, estribo na própria carroceria, esticador de capota, enorme espaço interno (sem comparativo com outros atuais), painel marítimo. O capô sofreu um pequeno aumento de altura, o que possibilita melhor acomodação do estepe.

 

Acima, os três modelos, lado a lado: O M8 tradicional, o novo M8-Long e o também novo M10-1/2.

A BRM é a empresa de maior tradição na produção de buggies e a que tem a linha mais completa, incluindo um que pode ser montado sobre a plataforma encurtada de um Fusca (M10-1/2). Os demais tem chassi próprio. Nestes 30 anos, a Empresa tem desenvolvido seus produtos tecnologicamente, sem esquecer de atender as tendências do mercado. Mas bem que poderiam "ressucitar" o modelo original...

O site da BRM está neste endereço: http://www.brmbuggy.com.br, onde você poderá inscrever-se no Clube do Buggy, para passeios e promoções e encomendar seu novo buggy!!!

Endereço da BRM:
Rua Guaratinga, 1056 - bq da Saude
04141-000 - São Paulo - SP
Fone: (0xx11)5071-4507

   
O BRM da foto ao lado, escaneada de uma revista Auto Esporte de 1978, foi pintado pelo Sid Mosca, grande artista brasileiro e mostra o "antigo" BRM, com linhas semelhantes aos clássicos americanos. Montauto! Volte a produzir este modelo!!!
 

Esta reportagem foi publicada em uma revista automobilística MOTOR3. De autoria de Expedito Marazzi, um dos maiores jornalistas automobilísticos que este País já teve, dá alguma idéia de como é dirigir um buggy. E fazer algumas loucuras com ele, também... Foi remetida pelo Paulo Malaman, que também é colaborador do site Gurgel Brasil. Clica nas imagens para poder ler o texto. São arquivos grandes, mas vale a pena!

     
 
 
 
BRM´S ATUAIS
Características Básicas

M8 (chassi monobloco):Comprimento 3.050 mm; Largura 1.700 mm; Altura 1.310 mm; Bitola dianteira 1.326 mm; Bitola traseira 1.361 mm; Distância entre eixos 1.950 mm; Distância livre do solo 260 mm; Diâmetro de curva 9 m; Capacidade do tanque 36 litros; Peso líquido 680 kg.

M12 (chassi monobloco): Comprimento 3.320 mm; Largura 1.720 mm; Altura 1.360 mm; Bitola dianteira 1.350 mm; Bitola traseira 1.380 mm; Distância entre eixos 1.910 mm; Distância livre do solo 250 mm; Diâmetro de curva 9 m; Capacidade do tanque 36 litros; Peso líquido 750 kg.

M10-1/2 (plataforma de fusca, encurtada): Comprimento 3.320mm; Largura 1.720mm; Altura 1.360; Bitola dianteira 1.350mm; Bitola traseira 1.380mm; Distância entre eixos 1.910; Distância livre do solo 250mm; Diâmetro de curva 9m; Capacidade do tanque 36 litros; Peso líquido 750 kg.


Em abril de 2001, recebemos um novo folheto da BRM, com as características dos seus buggies, inclusive do novo M10 1/2, que utiliza plataforma de fusca. Clica nas imagens para ver a versão em tamanho A4, que poderá ser impressa para ver os detalhes.

 

 

Conheça os BRM´s que estão no Planeta (clica nas fotos, para ver detalhes de cada um deles):
 
Este é o BRM do Renato, de Belém do Pará. Bancando o playground, para as crianças da casa...
   

Luciano Ventania, é o atual proprietário deste BRM (com um nome destes, tem que ter um buggy!!!!). Está a venda, para quem se habilitar e estiver perto de Três Lagoas-MG.

   

Surfistas buscando ondas em um buggy! Belas fotos (um pouco pequenas, é verdade...) e um relato fascinante deste passeio! clica na foto...

Este é o BRM do Jair - Belo buggy, muito bem conservado, apesar do Jair estar tendo alguns probleminhas de ordem mecânica... como todo buggy, aliás... clica na foto ao lado, para conhecer em detalhes.

 

Este é o BRM 1985, do Fred. Um belo exemplar, com uma boa solução para o estepe, ao mesmo tempo em que tem um porta objetos na traseira. Bem interessante.

   

Um BRM Pantaneiro! Este é o buggy do Marcelo, com grandes pneus General na traseira. O Marcelo mandou-nos um relato deste passeio de buggy pelo Pantanal. Confira em Aventuras...

 

 

Este é um M8, 1987, pertencente ao Paulo Morgado. Grandemente modificado mecânica e esteticamente, este buggy é um belo exemplar - apesar de não ter os tradicionais faróis salientes...

   

Olhem a descarga deste buggy! Coletor 4x1 e surdina de alumínio, com dupla saída! Feita em São Paulo, sob encomenda do proprietário, Reinaldo. Veja os detalhes na página. Novas fotos em 14/06/03, mostrando detalhes de uma reforma neste já belo buggy! Rodas liga leve, assoalho de alumínio, escape de aço inox... confira, clicando na foto! Mais fotos acrescentadas em outubro de 2007, mostrando uma capota conversível.

 

Um belíssimo BRM 1983, com um detalhe: parabrisas rebatível! Uma opção que deixa o buggy ainda mais ao ar livre... Na página, você verá, inclusive, o desenho do sistema que este BRM utiliza para rebater o parabrisas.

 

BRM 1989, do José Luiz, de Rio Claro. Este buggy já tem os adesivos do Planeta, desenhados pelo próprio José Luiz.... Fotos com detalhes, na página!

 

BRM - M11, 1992, do Paulo. Um buggy para buggueiro nenhum botar defeito! Mais fotos, na página, clicando sobre a foto...

 
Este é um modelo 2003, pertencente ao Cláudio que comprou-o diretamente da fábrica. Completo!
 
Este aí, é um BRM dos primeiros. Apesar de não ter a confirmação, não havia cópias, ainda, dos buggies em produção no início dos anos ´70.
 
Em plena reforma, um BRM dos modelos antigos (ou seria um Zuggy???). Cromadão e preparado para passeios urbanos - totalmente rebaixado... clica na foto!
   
Este é o primeiro BRM M8 - Exclusiv, que pinta no Planeta, de propriedade de Ricardo Silveira, de São Paulo. Novinho... sem comentários!
   
Modelo M8, do Airton, de Santos/SP. Fabricado em 2000, este buggy está com praticamente todos os acessórios de fábrica, como cambão, capota, bagageiro, tração...
   
Mais um dos clássicos da década de 70. Este pertence ao Jakson, de Dois Irmãos/RS.
   
Um BRM "Tunado" em um evento paulista. Fotos remetidas pela Andréia Martini.
BRM "tunado"
   
Mais um dos "clássicos" BRM com faróis salientes! Este pertence ao Luiz Neves, de Guaratinguetá/SP. Solução para o estepe!
BRM´84 de Luiz Neves
   
Este ´84 - o "Hurricane", tem uma interessante capota de alumínio. Pertence ao Bruno Barreto, de Salvador/BA.
   
Este é um BRM 83, pertencente ao Eraldo, da Sulcar de Pelotas. Especialista em buggies de longa data!
   
Este é o BRM do Cris. O modelo era o que tinha aqueles horrorosos farois de Fiat 147, espremidos no meio da frente do carro. O Eraldo ainda tem um destes e estou convencendo-o a fazer algo parecido...
   
Um M-8 novinho, vendido para Pelotas, pela Farina Automóveis, representante da BRM no RS. Muito equipado de fábrica.
   
Um BRM que está ficando "tunado"! Pertence ao Kleber, do ABC paulista, que já está organizando um grupo com reuniões às quintas-feiras. Se estiver por lá, compareça!!!
   
Um clone dos antigos BRM, sem identificação de origem. Alongado, é feito sobre uma plataforma de Brasília sem cortes. Uma bela restauração feita pelo Carlão.
   
O Kleber mandou algumas fotos da década de 80, quando o pai dele trabalhava na BRM e fazia rallies de buggies.
   
Esta página da BRM está ficando confusa por causa do Way. Vou ter que refazê-la, qualquer dia desses... Este aí do lado, pertence à Andréia Martini e suas irmãs. A Andréia e uma das sócias da BRM.
   
Este BRM 1979, pertence ao Bruno Costa, de São Paulo. Muito original. Colocado no site em dezembro de 2005
   
Um M8 novinho com excelentes idéias para uma trilha mais interessante e confortável!
   
Um BRM M10, 2005, de Joinville. Novinho e já com algumas coisinhas...
   
Este belo M8 pertence ao Fausto, de Recife. O detalhe mais interessante é o interior, com bancos de Doblo Fiat. Segundo o Fausto, muito confortáveis.
   
Um M8 muito especial, preparado pela Marcant Center e apresentado na Revista Hot, nº 62, provavelmente em 2007. Para paquerar na praia! Colocado no site em 19/09/2010
   
[Página Inicial] [Clássicos] [Extintos] [Forum do Planeta]


O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso".
website: http://www.planetabuggy.com.br
1999/2006 - by planetabuggy Inc.