FYBER
Clássico do Planeta
atualizado em 21/08/2007
Esta página não tem ligação com o fabricante deste veículo

A definição de um Clássico do Planeta é bastante simples: tem que ser design genuinamente brasileiro, inédito e ter tido sucesso comercial. A Fyber se encaixa perfeitamente nesta categoria, pois acumula todos estes atributos e, ainda hoje, é um dos buggies preferidos dos nordestinos, com uma valorização muito boa.

A Fyber iniciou como uma empresa especializada em fabricar artefatos de fibra de vidro, cujos proprietários, os irmãos Rogério e Agliberto Farias, resolveram desenvolver um buggy. Foi quando nasceu o Duna´s, precursor do Fyber. E tinha a opção de ser anfíbio! Na Revista 4X4 nº 5, de 1983, uma reportagem sobre este buggy teve destaque. As excelentes fotos não estão com o mesmo brilho de novas, pois a revista já estava um "pouco" velha e esmaecida, mas servem para se ter uma idéia de onde saiu o estilo nordestino de buggies. Observem a estrutura de ferro que aparece (santoantônio, principalmente), para verificar que os atuais todos seguem exatamente o mesmo estilo. Foram construídas nove unidades deste buggy.

Soube que pelo menos um destes buggies anfíbios ainda "nada" pelo Nordeste!

Em 1980, a Empresa iniciou a fabricação do Fyber 2000 e seu derivado, o Fyber Star, concluindo com uma produção total de 12.000 veículos, em 14 anos.

Os folders apresentados a seguir, foram copiados do site do Rogério Farias e ilustram os fantásticos Fyber, em sua época mais "ativa"

Para saber um pouco mais sobre a história da Fyber, nada melhor que visitar a página do seu criador, Rogério Farias:

http://www.rogeriofarias.com.br

Agora, em 2005, a Fyber novamente aparece no cenário buggueiro nacional. No mesmo Estado, mas com motor AP, entre-eixos maior e o mesmo charme do anterior. Não é de propriedade do projetista, nem sabemos qual a relação entre eles, mas o buggy é o velho e clássico Fyber!

O atual fabricante é Peixoto automóveis - .(85)254.0101. Em São Paulo, a revenda mandou algumas fotos do novo Fyber, como pode ser visto clicando aqui... Desejamos vida longa a este clássico!

Veja, agora, os Fybers que estão no site do Planeta: Estão em ordem invertida, os últimos a serem colocados no site, estão lá embaixo.

 
Este Fyber está em Fortaleza-CE, e é do Rogério. As fotos e descrição foram remetidas pelo Luizinho. Reparem no detalhe do escapamento deste buggy.
Este Fyber 2000, ano 1989, pertence ao Amaury Jr., de Brasília, que o comprou em Natal-RN.
Este é o Fyber Star, ano 1992, do Djalma, de Recife-PE. Ele já vendeu este buggy e arrependeu-se... Quase igual ao do Amaury, não?
E o tão esperado Fyber do Luizinho está no Planeta!!! Muita gente desconfiava que ele nem existia... Mas aí está, com o testemunho do Zé Carlos, em um passeio pelas praias de Fortaleza. Veja esta página, com 27 fotos imperdíveis!!!
O Mário Barros apresenta seu Fyber 2000, ano 1990. Está em São Luis, à venda... (em março/2003)
Um buggueiro e vários buggies! Sérgio Lima, de Fortaleza/CE e atualmente morando em Blumenau/SC, apresenta uma história completa de sua vida buggueira. E muitas fotos de dois Fyber e um BRM.
Belo Fyber do Giuseppe, de Fortaleza/CE. Fotos em Jericoara e Morro Branco.
O Fyber do pai do Alexsandro e uma galera festiva, no habitat natural de um buggy: praia e festa!!!
Esta animada turma está ao lado do "Skol Móvel", em uma praia de Natal! Em novembro/03, mais algumas fotos foram colocadas no site. Com a mesma turma de "borrachos"!
Um Fyber ´90, com apenas uma foto, mas em ambiente de praia!
Este fantástico Fyber Star, tem parafusos de aço inox, comando P-3, cabeçotes rebaixados, escapamento dimensionado... Será que gosta de areia????
O Buggy Clube do Pará está presente no Planeta! este Fyber pertence ao presidente do Clube - Henrique. Esta página foi atualizada em janeiro de 2004, com novas fotos.
Mais um participante do Clube do Buggy Pará. Este Fyber é do Renato, o assessor de comunicação do clube.
Um Fyber 2000, ano 1990. Restaurado aos padrões originais de fábrica, com muita propriedade! Pertence ao Andreas.
O Fyber de Paulo Rabelo, de Fortaleza/CE - segundo o proprietário, tira jipes de atoleiros!
Um passeio em Fortaleza, com uma "comitiva" de Fybers locados. Belas fotos.
Um Fyber Star muito incrementado. Do Rio Grande do Norte. Incluído no site em 7/11/2004.
Um novíssimo Fyber com motor AP - série 2005. Em uma revenda de São Paulo, com fotos de mais outros quatro buggies (branco, prata, azul, vermelho)
Parece que amarelo é a "cor oficial" dos Fyber da década de 90! Este pertence ao Rogério Lima Araújo, de São Luis/MA.
Um buggy muito nervoso, de Recife/PE. Reparem a descarga deste bicho!!! Inserido no site em maio/06
Um Fyber 1991, totalmente reformado e com... DVD??? Bem, não conheço as praias da Paraíba, mas aqui no sul, com uma areia absolutamente fina e com ventos constantes, este aparelho iria entregar-se facilmente! Ainda me mudo para o Nordeste!!! :-)
Um Clássico com uma releitura de estilo, feita por um mestre curitibano. Um novo visual muito interessante.
As fotos não dão destaque ao buggy, mas às paisagens fantásticas de Fortaleza. Apenas três fotos, mas de tirar o fôlego!
Volta para a página dos Clássicos
O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso"
Apoiando buggueiros desde 1999 - by planetabuggy