Velho´73
O "meu" Glaspac!
atualizado em 25/11/2005
Esta página não tem ligação com o fabricante deste veículo

O Glaspac foi o primeiro buggy feito no Brasil, em meados da década de 60, tendo sido copiado por muitos fabricantes. A Enciclopédia do Automóvel (Abril Cultural - 1975), informava que era construído sob licença da Meyers Manx, o primeiro dos buggies feitos em fiberglass, no mundo. Fiz um contato com o Manx Club e Bruce Meyers não lembra de ter fornecido a licença a algum brasileiro. De qualquer maneira, ninguém pediu licença para fazer buggies iguais aos dele, mesmo nos Estados Unidos, o que ocasionou sua quebra financeira. Além disso, a Glaspac fez uma alteração no capô do buggy, para diferenciá-lo do Manx. Acho que foi uma péssima alteração.

O Velho´73 foi o primeiro buggy a ser emplacado em Pelotas! Tinha muitas coisas para fazer nele, mas a montagem estava perfeita, a plataforma em bom estado (até hoje, a plataforma e o assoalho são os originais!), com bom corte/solda e com a carroceria ainda sem pintura (somente no "gelcoat" - branco). No emplacamento, como era praxe na época, consta o ano de fabricação do veículo que deu origem: um fusca 1969, que havia sofrido um "pequeno" capotamento.

O primeiro dono praticamente não andou no carro, pois o Delegado da época dizia na imprensa que os buggies emplacados na cidade (já eram três), não teriam seu licenciamento renovado. Ele (o ex-dono) ficou com medo e danou-se...

Durante todos estes anos, o Velho´73 passou por muitas reformas e adaptações. Por algum tempo, foi meu único veículo, utilizado para lazer e trabalho de campo (sou agrônomo e fiz muitos trabalhos de topografia com ele).

No verão de 1974, fizemos algumas fotos na praia do Laranjal, aqui em Pelotas. Não encontrei as outras, mas sobrou esta, com um pedacinho do buggy aparecendo. Acho que o alvo não era exatamente ele...

Em um rallie, realizado em 1974, com um pitstop em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. Era inverno e boa parte do roteiro foi feito à noite... meu navegador congelou!

clica para ver detalhes, se achar que vale a pena!

Vejam as rodas de ferro, com pneus diagonais de Corcel, na dianteira (aro 13) e de Dodge Dart na traseira, também diagonais (aro 14). Os parachoques foram herdados de um modelo "A" e a capota?! horrorosa, mesmo!!! dá prá notar porque não uso mais isto? E o visual do carinha? Anos 70...

Ao longo deste tempo todo, este pobre carrinho "sofreu" várias reformas, adaptações, erros e acertos. Mas teve quatro grandes reformas, que foram devidamente registradas para a posteridade:

Em 1978, o Velho´73 sofreu sua primeira grande reforma, já alterando algumas características na fibra. Demorou muito para terminar. Apenas em 1983, ele ficou pronto para andar, novamente. Foi bem na época que nasceu meu primeiro filho e tudo ficou meio difícil... e foi pintado pela primeira vez!
Em 1988, o Glaspac passou pela segunda grande reforma, colocando parachoques de fusca, um polimento nas rodas, cromagens em geral e um banco traseiro que ele nunca teve. Os bancos foram forrados em branco, para evitar as queimaduras frequentes e uma instalação elétrica totalmente nova...
Em 2001, uma nova grande reforma, a terceira, no Glaspac, colocando algumas coisas que ficaram para trás: uma pintura adequada, um lift da carroceria, rodas novas na dianteira (aro 14"), novos parachoques...
Em maio de 2003, mais uma grande alteração nas características do Velho´73: a quarta reforma, que foi a única que não retirou a carroceria de cima da plataforma, mas nem por isso foi menos importante. A complicada fabricação de um espaço para o estepe foi a mais importante, mas também houve algumas alterações no estilo.
Durante o ano de 2005, pequenas alterações foram feitas, para tornar o buggy mais confortável para o "Velho Buggyman". Afinal, já são 56 anos e 110 quilos que merecem ter um pouco de facilidade na vida, oras! Assim, uma coluna de direção retrátil e escamoteável, rebaixamento dos bancos, estribos laterais, melhor fixação do parachoque dianteiro...
Portanto, se você tem um buggy comprado recentemente, ou está pensando em comprar um, prepare-se! ele vai grudar em você (ou você nele...) por muito tempo...

Vai para a página do Clássico Glaspac
O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso"
1999/200
5 - by planetabuggy