De volta para casa...
A Finalização da "Obra de Arte"!!!
iniciada em 23/07/03
A finalização de uma reforma é sempre a parte mais delicada, pois é preciso dar o mesmo aspecto de novo ao carro. Nesta etapa, o cuidado com o material e preparação é sempre muito maior, usando-se somente produtos de qualidade. Por exemplo: a tinta utilizada deve ser de boa marca, as lixas, massas, etc., tudo da melhor qualidade possível, pois é aí que reside o maior segredo de uma boa finalização. Afinal, todo o trabalho não pode ser perdido no finalzinho, não é mesmo?
Nestas fotos, observa-se a preparação para a pintura, com massa poliéster e fundo PU. A massa poliéster é bem mais cara que a tradicional, mas dispensa a utilização da massa cinza, de acabamento, por ter melhor plasticidade, melhor pega e também proporciona um acabamento de primeira. Com estes dois produtos, praticamente fica afastada a possibilidade de aparecimento de bolhas e "pés de galinha" na pintura, posteriormente.
O fundo PU é cuidadosamente lixado com lixa d´água 400 (Norton), com um pouquinho de sabão, para permitir um melhor deslizamento da lixa. O taco deve ser utilizado, para proporcionar uma superfície o mais lisa possível. Como esta pintura foi apenas retocada, é feita a proteção das áreas que não serão atingidas pela tinta. Após quatro demãos de tinta poliéster (branco mahler - GM), é aplicada mais quatro demãos de verniz PU. Finalmente, este verniz é lixado com lixa d´água 1200, polido com massas 1 e 2 e finalizado com liquido para polir da 3M, sem cera. Este detalhe é importante, pois não de deve aplicar cera em pinturas muito novas, para permitir a perfeita cura da mesma. Cera, somente em 30 ou 40 dias.
Seguindo o tratamento final, está o Gariba fazendo a limpeza das peças da suspensão e polimento geral dos cromados... Observe, na fotos à esquerda e ao centro, o detalhe da pequena modificação do paralama. A última já mostra o Velho praticamente em forma, novamente. Aí estão faltando os bancos, o parachoque dianteiro, o adesivo e a religação da instalação elétrica. Depois, é novamente na areia!!!
 
Algumas peças estão sendo pintadas, como os amortecedores e outros, em vermelho, como a parte de baixo da plataforma. Tinta PU, claro... A pequena sinaleira dianteira - de moto custom - teve a frente trocada por aço inox, pois havia enferrujado o cromado. E lá está o Velho´73, quase pronto... De volta à casa, coberto, esperando o motor devidamente pintado.
 

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