Página Inicial
iniciada em 04/07/2003

Os bancos do Velho´73, foram herdados de uma carreteira Simca, provavelmente dos anos ´60. Comprei-os já meio detonados, em 1974. Sempre foram um problema, com relação ao freio de mão, pois não deixavam muito espaço. Mas, com um desenho muito mais ergométrico que a maioria dos bancos de buggy. Assim, uma pequena "plástica" nestes velhos companheiros, teve como resultado, um melhor aproveitamento dos mesmos e um maior conforto ao dirigir.

Estas informações também podem servir como apoio aos que querem fazer alguma alteração em peças de fiberglass.

Aí está uma vista dos bancos, antes desta reforma. Apesar de ter um objeto entre eles, dá para ver que eles estão muito próximos.
 
O acerto dos bancos:
Primeiro, cortamos uma cunha na parte que será estreitada. Para facilitar, esta peça foi repartida em pequenos pedaços (foto central). E fixada com fita adesiva crepe (foto à direita).
O banco já com os dois lados preparados para fibrar. Ao centro, o início do serviço, com uma demão de resina sobre a peça. Na foto à direita, uma camada de manta, com aplicação de resina. Serviço realizado com pincel, cortando-se a manta com as mãos, para ficar melhor acomodada no lugar. A fita crepe serve como uma espécie de molde, não permitindo o escorrimento de resina para a parte posterior do banco.
Aí estão os dois bancos, com a parte superior já concluída. Na foto ao centro, detalhe das sobras de fibra que serão posteriormente cortadas. Na última foto, os bancos já com todos os reforços concluídos, a estrutura de ferro com jato de areia e pintura preta. Os velhos bancos estão como novos!!!
Detalhes dos trilhos dos bancos atuais do Velho´73. Estes trilhos podem ser comprados em qualquer empresa que trabalhe com bancos de carros. Vêm em pares e deve ser feito o chassi ou base do banco para prender neles. Observe que há uma estrutura presa ao banco e outra presa aos trilhos. Como estes bancos devem ser basculantes, a fixação é feita somente na frente. Originalmente, estes trilhos foram feitos para serem presos diretamente ao piso, mas precisei fazer um pezinho de ferro, para conseguir a altura necessária. Estas capas foram reaproveitadas e deverão ser mudadas...
O Banco Traseiro:
E agora, em março de 2004, estamos fazendo - finalmente! - os bancos traseiros para o velho Buggy. As bases do banco e do encosto, foram feitas em fibra de vidro, laminando-se uma peça reta sobre mesa de fórmica, após ter feito um molde em papelão. As peças já recortadas estão mostradas nas fotos abaixo. A fixação do encosto está sendo feita com parafusos, enquanto que o assento será basculante, com a utilização de um par de dobradiças náuticas, de aço inox.
   

A página do Velho´73
A primeira reforma do Velho´73
A segunda reforma do Velho´73
A terceira reforma do Velho´73
A quarta reforma do Velho´73

Volta para a página da Glaspac

O uso deste site subentende o conhecimento das "Políticas de Uso".
website: http://www.planetabuggy.com.br