De volta para casa...
A Quarta Reforma do Velho´73
atualizada em 27/09/03
iniciada em 30/05/03

Apenas as alterações de maior vulto no Velho´73, são classificadas como "reformas". Esta é, portanto, a quarta vez que vou fazer algo mais profundo no Velho buggy.

A primeira etapa desta reforma, foi a "reconstrução" do para-choque dianteiro, que mais parecia um "limpa trilho". Apesar de ter ficado melhor, ainda não é o que gostaria que fosse. Ficou um pouco torto... Encomendei um da BRM e a Andréia mandou como "presente de Natal antecipado" para o Planeta!!! Óbvio que isto não foi planejado por mim, mas foi um belo gesto da Andréia e da BRM e o Velho´73 ficará com um pouco da cara de um dos melhores buggies brasileiros! Agora, resta colocá-lo no buggy, o que será feito na próxima semana... (saiba mais sobre cambão, seus modelos e maneira de conduzir um carro rebocado, clicando aqui...)

 

Depois, uma reforma para legalizar uma situação: o CBT exige que os veículos tenham estepe, mas não referem nada a respeito de dimensões deste pneu sobressalente. Assim, seguindo uma tendência dos participantes do Planeta, estou fazendo um estepe com pneu de Honda Biz (já comprado por R$ 40,00, mais R$ 10,00 da câmara), fabricado pela Maggion. A primeira opção de aro, era um de Brasília (aço) estreitado. A Kauffman, de Porto Alegre, está fabricando um aro com esta medida, sem cortes. Mas minha definição foi por uma gauchinha, fabricada em Bento Gonçalves, por R$ 150,00.

Mas, onde colocar este maldito pneu???? A opção mais interessante, pareceu ser utilizar um espaço sob o banco traseiro, que foi criado com o levantamento da carroceria do buggy, na terceira reforma. Aliás, o pessoal que vai neste banco, fica exposto feito miss em desfile, tamanha a altura...

Como sempre, o Flávio é o especialista em fibra de vidro que está fazendo este trabalho e o Iran é que vai fazer a pintura. Como a quantidade de fotos e informações acabou sendo um pouco grande, resolvi fazer uma separação dos assuntos, para facilitar...

A caixa do estepe foi a segunda coisa a ser feita, nesta reforma e está detalhada aqui...
Também os bancos estão passando por uma reformada, mais porque atrapalhavam o freio de mão, pela largura excessiva dos mesmos. Mas aproveitaremos e vamos fazer umas capas novas, combinando com o novo assento traseiro que deverá ser feito, por conta daquela alteração toda, mostrada ali em cima. Clica na foto!
A parte inferior da carroceria e a abertura de inspeção do trambulador, que ficaram para trás, no levantamento da carroceria, estão tendo tratamento diferenciado, para acompanhar o Velho´73.
E um pequeno "face lift" na dianteira do Velho´73, para deixá-lo com um aspecto mais "Manx"... (atualizada em 08/08/2003). Este é um trabalho de escultura, pois foi feito sem moldes!
Na lateral do buggy, o desenho dos paralamas ficava um pouco fora de esquadro, como pode ser visto na foto menor, ao lado. Uma pequena correção de rumo, com fibra de vidro e massa poliéster, parece ter resolvido este problema. Apesar de ser um detalhe quase insignificante, me incomodava bastante...
E, finalmente, a etapa de pintura e acabamento! Já com todas as alterações e correções previstas para esta reforma, o Velho´73 teve sua pintura restaurada (retocada onde foi alterada a fibra). Saiba mais...
A última etapa desta reforma, está sendo a pintura e atualização do motor, com a colocação de um alternador - mais por efeito estético que por necessidade, na realidade...

[Volta para a página do Velho´73]
[A primeira reforma do Velho´73] [A segunda reforma do Velho´73] [A terceira reforma do Velho´73]

Volta para a página da Glaspac
[Página Inicial] [Clássicos] [Extintos] [Atuais] [Forum do Planeta]


O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso".
website: http://www.planetabuggy.com.br

1999/2003 - by planetabuggy