De volta para casa...
Um leve trato no motor - estética...
atualizada em 28/12/2003
iniciada em 27/09/03

Este motor é um 1300cc, com kits de 1500cc, um carburador (de 1600cc) e o restante standard.

Em um buggy, o motor precisa estar esteticamente adequado, para não fazer feio, literalmente. O Velho´73 estava com o motor muito, mas muito feio, mesmo! Na primeira reforma, pintei as latarias do motor com um esmalte martelado azul. Não ficou ruim e a tinta é muito resistente, aguentando até hoje e dando trabalho para retirá-la. Mas bonito, certamente não era... Assim, o motor foi desmontado para este trabalho cosmético.

Vamos colocar um alternador (que foi polido, juntamente com a base), uma tampa de distribuidor de acrílico e algumas partes cromadas. Nada de exagero, pois também não pode salientar mais que o próprio buggy. As latas foram pintadas com PU vermelho e a carcaça com PU preto. Os cabeçotes e os cilindros não foram ser pintados, para não prejudicar o arrefecimento.

Abaixo, a foto do motor como estava no Velho´73 (escuro, meio escondido, mas ao vivo estava horrível) e já desmontado.

A pintura destas latas foi retirada com removedor. Posteriormente, lavadas com muita água e sabão e depois lixadas para retirar alguma ferrugem. Dá pra ver que ficou "na lata". Pensei em jato de areia, mas este é um procedimento que pode prejudicar o material. Depois, foi feita uma limpeza final com desengraxante e finalmente a base da pintura (fundo PU - foto ao centro).

O bloco do motor foi limpo com desengraxante e água e sabão e um pouco de thinner para retirar toda a gordura. Todas as aberturas foram cuidadosamente fechadas com buchas de jornal e o óleo foi retirado do motor. Aproveitamos para trocar uma gaxeta que estava vazando um pouquinho. Na foto do meio, o bloco pintado de preto PU... Na foto à direita, o motor no lugar, com os detalhes: capa e suporte da bobina em aço inox polido; alternador e pé do alternador polidos; bocal do abastecimento de óleo cromado; tampas laterais cromadas; vareta do óleo cromada; lataria em vermelho PU; parafusos de fixação da lataria inox allen; polias com esticador e correia dentada do Chevette. Ainda dá para ver a tampa do distribuidor de acrílico vermelho.

[Volta para a quarta reforma do Velho´73]
[Volta para a página do Velho´73]
[A primeira reforma do Velho´73] [A segunda reforma do Velho´73] [A terceira reforma do Velho´73]

Volta para a página da Glaspac
[Página Inicial] [Clássicos] [Extintos] [Atuais] [Forum do Planeta]


O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso".
website: http://www.planetabuggy.com.br

1999/2003 - by planetabuggy