De volta para casa...
Kadron - Design Brasileiro
atualizada em 29/06/2010

O Buggy Tropí Kadron fez grande sucesso no Brasil. Projetado como um veículo esporte por Anísio Campos (o mesmo designer que projetou o Puma , o Dacon "Ovo" 828 e tantos outros), incorporava linhas arredondadas, santoantônio de fibra, painéis com desenho arrojado e faróis embutidos (foi o primeiro a fazer isto - e de maneira agradável).

Posteriormente, outros fabricantes fizeram algumas versões do Kadron, como a Menon e a Swell.

Recebemos, do Ricardo Machado estas fotos históricas do arquivo pessoal de Anísio Campos! mostram os primeiros testes do buggy Tropí Kadron, pelo próprio Anísio e a linha de montagem do buggy, na fábrica da Puma. Como notícia, soubemos que está sendo preparada uma série do Kadron. É esperar para ver! E ter!

Anísio, testando o Tropi Kadron, na praia do Pepino-RJ, em janeiro de 1970
Linha de montagem do Tropi Kadron, na Puma - Abril/1970
Estas fotos a seguir, foram escaneadas pelo Carlos Guida e remetidas à nós. Era uma reportagem de "COMO FAZER UM BUG" (olha a grafia!), publicada pela Quatro Rodas, na década de 70. Mostram um Kadron totalmente desmontado. Como pode ser visto nas fotos, este Kadron ainda utilizava as sinaleiras traseiras do Fusca. Posteriormente, passou a utilizar as de Variant. Repare que este primeiro modelo, ainda não tinha a portinha do compartimento do motor, nem as sinaleiras nos paralamas dianteiros..
Foto escaneada da revista 4R e retocada pelo amigo João Saboia (http://www.mplafer.com), que já comprou e está restaurando um Kadron.
   
Isto é também incrível: Benê, Um buggueiro que tem um Glaspac ´71 desde 1979 (saiba mais sobre este buggy...), guardou um prospecto publicitário da Kadron, da década de 70. Nosso amigo, Paulo Malaman, mandou esta raridade.
 
 

Muitas revistas falavam dos buggies nos anos 70. A AutoEsporte de abril de 1970, também mostrou o lançamento do Kadron, como o segundo buggy fabricado no Brasil e vendido sob a forma de kits. Ainda era o Kadron "primeira geração", que tinha sinaleiras de fusca e não abria o capô traseiro. As fotos foram enviadas ao Planeta pelo Nelson Forni, de Valinhos/SP, que também mandou fotos de seu "primeira geração" para nós:

O que dizia nesta reportagem (a AE já tinha aprendido o nome correto do buggy...): Os buggies já conquistaram seu lugar ao sol. No Brasil, para atender à recente procura, mais um fabricante passou a produzir "kits" em série. Chegou a vez da Kadron...

Na década de 70, o buggy era visto como um carro rebelde. Uma foto dos Mutantes e seu buggy colocam o carro em seu momento histórico. (do site "Os Mutantes" - é a foto 13 das fotos dos Mutantes).
Graaaande Rita!

O Henrique Diniz, de Joiville - SC, informa: "este buggy está na cidade dele, com a mesma pintura! Veio na década de 70, pelas mãos de um empresário, dono da CIPLA. Teve muitos donos até cair nas mãos do BETÃO, que o tem há uns dez anos e não o vende. (O cara tem programa de rock na rádio e voa de girocóptero! uma figura que combina com o BUGGY). O KADRON está em reforma conservando a mesma pintura. Logo mando fotos".

Esta é uma foto atual do mesmo buggy! Incrível, não é mesmo??? O Claiton Rollin, da Ativa Imagem Ltda, de Joinville, mandou a foto com o recado: "O Betão pediu para enviar esta foto de seu buggy Kadron para vocês compararem com a foto no seu site com a turma dos Mutantes. Esta foto foi tirada hoje 3/11/2003 e vocês têm a autorizacao de publicá-la. Podem ver que o buggy está muito bonito e conservado." Clica na foto, para ver em 800x600. Saiba mais sobre este buggy, clicando aqui.

O "Marco 91" mandou a letra da música dos Mutantes "Dune Buggy"
Rita Lee - Arnaldo Baptista - Sérgio Baptista
Referência: MUTANTES
Gravada por: MUTANTES
Disco de origem: Mutantes e seus Cometas no país do Bauretz
Tipo de disco: LP
Lado: A
Faixa: 3

Dune Buggy / Mais de mil HP / Dune Buggy / Passa e nem dá pra ver / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy / Tem motor de Rolls-Royce / Dune Buggy / Nada é mais veloz / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga! / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy!

E o Eduardo deu uma boa dica: vocês podem encontrar o emblema original do Kadron, com o Sr. Marco Antônio, de Araras-SP - telefone: 19-3541-9393. Atenção ao 3, que foi acrescentado recentemente ao número original - informação do Charles Gaglietti, que acrescentou que o Sr. Marco confecciona emblemas de carros antigos diversos.

Note que o Kadron original leva quatro peças:
  • uma no capô;
  • uma em cada lado do santoantônio; e
  • uma na traseira do buggy.
Kadrons no Planeta: clica nas fotos para saber detalhes e mais fotos de cada um deles.

Kadron "Placa Preta" do Moura, de SP.

Kadron de São Paulo - Gotardo.

Estes dois pertencem ao Charles - SP (dois???)
Charles Gaglietti - Caxias do Sul
Daniel (mais fotos)
Eduardo
Guida
Márcio
Emerson
Urbano
atualizada em 25/02/2005
Reformando um Kadron (Carlos Mathias) - Novas fotos em 08/03
Swell/Guilherme
1970 - Armando
novas fotos dez/2008
 
Swell´72 - Lauro
Ulisses - SSA
Betão - Kadron "Mutante"
 
Trilheiro - Carlos Bonanza
Ecio Enio/MG
Rafael/SP
 
Kadron do Victor
Rafael Santos/SP
Eduardo Mil/SP
 
Sérgio/SC
Helio Jr/RJ
Kadrons de Arrancada!
 
João Saboia/SP
Rodrigo/SP
Nelson/SP
     
Anuar Jr./SP
Walter G. Behs "Pinda"
O Kadron nº 15 - Ramon/SC
 
Silvio/SC
Macedo/SP
Alejandro/Chile
Cópias? Clones?
Um clone diferente, encurtado drasticamente e com espaço para estepe. Está sendo produzido novamente, em São Paulo, pelo Sérgio Pimenta. Conheça mais um pouco deste mini clássico.
 
Sabemos que a Swell fabricou este buggy, logo após a própria Kadron ter paralizado sua produção. Mas apareceu mais um que não conhecíamos: o Caetano(???). Tem alguns no Planeta e estão com fotos e descrição, neste link.
Outro clone do Kadron, fabricado na década de 90, em São Paulo. Trata-se do "Veneno", como consta nos documentos. Este aí ao lado, pertence ao Fernando, de Piracicaba. Belo buggy... claro, é um Kadron! saiba mais...
Um clone da década de 70, provavelmente. Este consta nos documentos, Kadron/FVE. A mesma fábrica que fez o Savage. Clica na foto...
A Mufacar está comercializando um kit da carroceria do clássico Kadron. Visite a página deles (clica no logo) e conheça este produto. Mas, como sempre, o Planeta alerta para negociações feitas à distância.
   
O proprietário deste Kadron acredita ser um clone, mas pode ser um original, em função da abertura do portamalas ser no sentido correto. Alterações que existem, como o parabrisa, podem ter sido feitas pelo proprietário anterior. O próprio Alexandre fez uma alteração interessante - um pequeno babageiro na dianteira do carro. Muito bem bolado!
   
 

[Página Inicial] [Clássicos] [Extintos] [Forum do Planeta]

O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso".
website: http://www.planetabuggy.com.br
1999/2003 - by planetabuggy