Eletrônica nos buggies
inserido no site em 06/12/2003
atualizado em 18/08/2012

Uma das características dos carros atuais, é o intenso uso de eletrônica. Tanto nos comandos, como no funcionamento e nos instrumentos de informação, a eletrônica está presente para auxiliar o motorista, mesmo que ele não perceba sua existência.

E um buggy? Já é comum a instalação de ignição eletrônica, dispensando o platinado, mas ficamos por aí mesmo, sem grandes coisas a serem agregadas... mas não é preciso ser assim. Em nosso forum, é permanente a presença do Fabrinic, com idéias que quase sempre envolvem eletrônica, como iluminação do motor com leds, ignição eletrônica "caseira" e outras. Recentemente, recebemos uma colaboração, do Luiz Alberto Feijó Jr., que julgamos de extrema importância, para inaugurar este espaço, aqui no site: a construção de um computador de bordo para seu buggy! Claro que uma empreitada como esta, não é para quem não tem um mínimo de conhecimento de eletrônica e informática, mas, mesmo neste caso, podemos encomendar a algum "Professor Pardal" da nossa cidade para fazer.

Aos que conseguirem fazer qualquer uma das soluções propostas nesta página, solicitamos que informem e mandem fotos para o site, ok?

computador de bordo
O primeiro projeto que divulgamos é exatamente o do "computador de bordo", de autoria do Luiz Alberto Feijó Jr. Quem quiser entrar em contato com ele, como sempre, use o Forum do Planeta. Eu, particularmente, não tenho conhecimento técnico para auxiliar ninguém nesta empreitada...
Este é o projeto do Fabrinic, para uma ignição eletrônica bem simples e fácil de construir, tanto para os que ainda tem o distribuidor com platinado, como para os que já tem os distribuidores com sensor hall. Projeto atualizado em dezembro de 2005, totalmente novo.
contagiros
Mais um projeto do Luiz Alberto Feijó Jr. Desta vez, é um contagiros simples e eficiente, para colocar no seu buggy. E barato, também!
Outro projeto do Luiz Alberto, de grande praticidade para buggueiros: um carregador de baterias que pode ficar definitivamente dentro do buggy, evitando aqueles probleminhas depois do carro ficar parado por um tempo.
Mais um interessante projeto do Fabrinic: um amplificador de som, para fontes alternativas, como MP3 players, CDs portáteis, etc. Excelente para quem não quer detonar um CD no buggy, quer mais segurança, mas não abre mão de um bom som... Página atualizada em fevereiro de 2007, com fotos da montagem deste amplificador.
Fabrinic nos coloca mais um projeto interessantíssimo: a construção de um sensor hall em um distribuidor comum! não é para qualquer um, mas um pouco de paciência e capricho e pronto!
   
Painel de GIII no Buggy Inicialmente colocada no forum, esta matéria mostra como instalar um painel de Gol GIII em um buggy. Com detalhes, fotos e tudo o mais que é preciso. Colaboração do Fabrício Crespo, que desenvolveu o trabalho e do Nil, que colocou no formato do Planeta. Trabalho de equipe!
   

O uso deste site subentende o conhecimento das "Políticas de Uso".
website: http://www.planetabuggy.com.br