painel do gol G-III no Buggy

Fabrício Crespo
Buggy HB

Então amigos, como prometido, este é o tópico para instalar o painel do Gol G-III no buggy.
Não tenho como informar cores de fios nos buggys pois vocês já até sabem o motivo.

Lista de materiais:

Uma boia de combustível de Gol G-II (Bola) ano 1996;
Uma boia eletrica velha de brasilia, pode ser queimada, só iremos aproveitar a carcaça;
Um sensor de velocidade de Gol G-II 1996 ( tem que ser este, pois ele tem três fios e entrada para cabo de velocímetro.);
Um painel VDO de gol G-III com o conector azul e um pedaço do chicote eletrico; e
Abraçadeiras/presilhas de nylon.

Vamos lá! Preparar a bóia...

Primeiramente, temos que preparar a bóia, desmonte a bóia de brasilia retirando a bóia da carcaça e a tampinha quadrada e a sua resistência, deixe a parede quadradinha, pois nela irá encaixar a boia do gol bola e prender com 2 ou 3 presilias de nylon, esta não tenho foto, pois já está montado no buggy. (qualquer duvida me fale que explico melhor se precisar).

O conector da boia será ligado no pino 05 do conector azul do painel G-III, e o outro ligado direto na carcaça é terrra.

Abaixo a foto da boia do gol e da brasilia com maiores detalhes:

Agora vamos para o sensor de velocidade

No sensor será ligado na parte superior o cabo de velocimetro do buggy, a parte de baixo do sensor tem que ser isolada, e bem fechada para nao entrar água.

O fio do meio do sensor é o que envia o pulso para marcar a velocidade e odoômetro no painel e este é ligado no pino 26 co conector azul do painel;

O primeiro fio é positivo pós chave, o terceiro é terra.
Este sensor tem que ficar bem preso na fibra para que ele não rode quando o cabo girar.
Imagens do sensor com algumas dicas:

 

Este é o conector azul do painel, a tampinha rosa pode ser removida para o chicote ser removido da capinha azul para facilitar a identificação, mas na segunda imagem temos o diagrama elétrico do painel, mostrando a pinagem e as cores dos fios.

 

 

O conta-giros deve ser ligado no negativo da bobina, a bobina original não funciona 100% tem oscilações, Na bobina de Gol MI Bosch funciona 100%.

Pinagem de ligação painel Buggy:

Pino 1 é vago, não ligar.
Pino 2 é vago, não ligar.
Pino 3 Ligar +12V pós ignição (para o painel não permanecer ligado com chave desligada).
Pino 4 Ligar ao positivo da seta direita do buggy.
Pino 5 Ligar no Medidor combustível de gol.
Pino 6 é vago, não ligar.
Pino 7 é Terra.
Pino 8 é Medidor temperatura Ligar ao sensor de temperatura adaptado ao motor.
Pino 9 é Terra.
Pino 10 é vago, não ligar.
Pino 11 Contagiros (RPM), ligar no negativo da bobina.
Pino 12 Ligar no fio que vai na lampada da carga de bateria no painel do buggy.
Pino 13 é vago, não ligar.
Pino 14 + Led desembaçador, Não ligar.
Pino 15 Ligar no fio que vem do sensor de pessão do óleo com sinal negativo.
Pino 16 é vago, não ligar.
Pino 17 é vago, não ligar.
Pino 18 é vago, não ligar.
Pino 19 é vago, não ligar.
Pino 20 Ligar no positivo que ilumina o painel do buggy.
Pino 21 é vago, não ligar.
Pino 22 é vago, não ligar.
Pino 23 Ligar ao positivo 12V direto para manter o odometro memorizado e hora.
Pino 24 Terra
Pino 25 Linha Terra KL-31 Potenciômetro para diminuir e aumentar a densidade da luz no painel
Pino 26 Sinal positivo Led lanternas Usado junto com pino 32
Pino 27 é vago, não ligar.
Pino 28 Velocimetro, ligar no fio do meio do sensor.
Pino 29 Sinal negativo, ligar ao freio de mão
Pino 30 Ligar ao fio positivo que indica farol alto no painel do buggy.
Pino 31 Ligar ao positivo da seta esquerda do buggy.
Pino 32 Sinal negativo Led lanternas Usado junto com pino 26.

O resultado: