Buggy Reno
inserido no site em agosto de 2000
atualizada em 27/12/2006
Importante: esta página não tem ligação com o fabricante deste veículo

Reno é um buggy que foi fabricado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no final da década de 60 e início de 70. Os dados que temos foram cedidos por Paulo Silva, que mandou uma reportagem de uma Quatro Rodas de 1969, onde haviam especificações deste e de outros dois buggies (Bugre e Woody). O texto e as fotos a seguir são desta revista:

"O primeiro Bug (sic) Reno surgiu em 1969, mas seu fabricante, a Reno Indústria de Plasticos Ltda., fez uma série de melhoramentos no modelo apresentado este ano (1969), tornando o carro mais atraente, sem que as características básicas fossem mudadas. Desenhadas por N. A. Halboth, as linhas do Reno são inspiradas diretamente na silhueta dos bugs americanos típicos: frente bem curta com rodas expostas, e traseira com linhas arredondadas e motor parcialmente coberto. A carroceria é toda em fibra de vidro reforçada com espuma rígida de poliuretano (?!!?? - quem falou foi a Quatro Rodas...). Pesa apenas 70 quilos e foi montado em cima de um chassi VW que teve a distância entre-eixos encurtada em 37 cm."

Nota do Planeta: O buggy Reno tinha freios manuais seletivos. As rodas traseiras podiam ser freiadas isoladamente, através de alavancas colocadas sobre a alavanca do freio de mão (esta solução pode ser, facilmente, colocada em um buggy - ou fusca - normais). A barra estabilizadora dianteira foi retirada (providência que todos os buggueiros devem ter...). Tinha caixa de ferramentas com chave (ótimo), compartimento da bateria selado, porta-luvas com chave e pára-brisas basculante. Como pode-se ver, era um buggy com detalhes muito interessantes e práticos. Pena que ficou pouco tempo no mercado. Cerca de 100 buggies foram fabricados na época.

Recentemente, recebemos um mail do CRISTIANO SANDRONI ( cristiano@usinaverde.com.br ) , que nos informa que está recuperando um buggy Reno na própria fábrica da Reno! Seu tio, Sr. Nils Armim Halboth, foi o construtor e proprietário da fábrica nos antos 70, e irá ajudá-lo, aos 70 anos, a montar um dos que sobraram. Tínhamos uma notícia de que o "Velho Alemão" tinha sido vítima de uma armadilha contra ladrões em sua própria fábrica (uma "12" armada e pronta para disparar, conectada ao portão), o que, felizmente, não é verdade.

Aliás, quem quiser comprar uma das carrocerias "zerinhos" da década de 70, está aí uma oportunidade única!!!

Agora, estamos esperando as fotos do renascido Reno, para colocar no Planeta!

 
Este, um Reno fotografado pelo Klebinho, que possui um Calhambeque Pretty. Ele que contou a história do final da fábrica.
Um Reno com muito estilo, pois tem capota conversível de verdade e um capô bem estranho, semelhante ao do Pretty Calhambeque. Mas não podemos negar que tem muito estilo! Este desenhista estava sempre buscando novas opções e soluções para seus buggies.

Vai para a página dos Extintos
O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso"
Apoiando buggueiros desde 1999 - by planetabuggy