Buggy Selvagem
inserido no site em 24/07/2005
Esta página não tem ligação com o fabricante deste veículo ou com este jornal

Material enviado pelo Washington para o Planeta. Se a empresa jornalística julgar que estamos infringindo direitos autorais, por favor solicite a retirada do material do site.

Carlão
buggyman@gmail.com

 
No ano de 1964, Marcos Neves instala sua oficina mecânica que originou a fábrica de buggies selvagem. Isso ocorreu em 1973, quando a aludida oficina começa, em caráter experimental, a industrializar carrocerias e montar veículos, tornando-se a primeira indústria automobilística do Nordeste.
Em 1976, Marcos Neves assina contrato com a Volkswagen do Brasil e sua oficina passa a integrar a rede de montadoras autorizadas.
Finalmente, no ano de 1986, foi criada, oficialmente (com razão social), a "Selvagem Indústria e Comércio Ltda".

O PROCESSO DE FABRICAÇÃO

i - Pré-fabricação:
a) para cada modelo é feito um pré-molde (de madeira) que demora 9 meses para ficar pronto;
b) é feito o molde de fibra de vidro, que origina a fabricação do "buggy" Selvagem. O tempo de trabalho para concluir o molde é de 2 meses.

II - Fabricação
A primeira etapa é a laminação: esta, consta do seguinte: são fabricadas peças em fibra-de-vidro do veículo, trabalho que demora dois dias.
Depois, vem a união de todas as peças de fibra de vidro fabricadas. Nessa etapa, ´feito o lixamento completo, que dura 3 dias.
O Selvagem começa a tomar forma e entra na fase da pré-pintura, que consome três dias de trabalho. A seguir, o veículo entra na estufa para ser pintado. Após ser submetido ao processo de pintura o "buggy" norte-riograndense passa a ser montado. Paralelamente, é fabricado o estofamento, na própria fábrica.

PRODUÇÃO

Atualmente, são produzidos 5 "Selvagens" por mês. A fábrica Selvagem abriga 20 funcionários em um espaço expressivo (4.500m²) e muito bem aproveitado. Segundo o industrial Marcos Neves, são necessários 20 dias para a produção de um "buggy" Selvagem.
Convém salientar, que na produção de um Selvagem são aplicados 5.000 itens. Destes, 2.000 são fabricados na própria fábrica desse veículo.

POR QUE O MELHOR?

O Selvagem é considerado o melhor "buggy" do Brasil, porque a maioria das peças que são aplicadas nele são originárias da Volkswagen e as restantes produzidas, com todo esmero, pela Selvagem (chassi, todo feito em aço e anticorrosivo, entre outros).
O "buggy" produzido em Parnamirim (RN), pesa 730 quilos. Seu consumo é de 8 quilômetros com 1 litro de combustível (gasolina). A capacidade do tanque de combustível é de 38 litros.

PERFORMANCE

AUTOS & MOTORES avaliou recentemente o "buggy" Selvagem e constatou a sua fantástica performance em todos os terrenos, inclusive nas dunas.

MODELOS

Três são os modelos Selvagem produzidos, a saber: "L", "S" (o mais vendido, tem capacidade para cinco pessoas) e o "Sol" (este último é novo, tem estrutura tubular em aço e partes de acabamento em fibra de vidro. Não deve ser usado nas "dunas", visto que é mais longo que o tradicional). A grande vantagem deste modelo é o fato de poder usar gasolina, alcool ou gás veicular (tem capacidade para conduzir até 6 passageiros). Além de tudo, o "Sol" tem bagageiro no teto e porta-malas na parte traseira, para transporte de objetos os mais diversos.
Opcionalmente, a versão "Sol" do Selvagem, poderá sair de fábrica com quatro portas. Em breve, esta editoria, em absoluta primeira mão, estará fazendo um "test-drive" com o modelo acima mencionado.

EXPORTAÇÃO

Recentemente, foram exportados 5 veículos Selvagem para a Espanha. A expectativa é a de que outras tantas unidades sejam vendidas para outros países da Europa, em breve.

PREÇOS

Modelo "S": R$ 45.000,00
Modelo "L": R$ 46.000,00
O modelo "Sol" ainda não tem preço definido

Nota do Planeta: estes preços referem-se à data da reportagem (30/04/2004)

Vai para a página do Selvagem
Vai para a página do Buggy na Imprensa
O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso"
1999/200
5 - by planetabuggy