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O motor de fusca é refrigerado com o ar e com o óleo. Motores muito solicitados exigem a instalação de um radiador de óleo externo, além do interno. Não é o caso da grande maioria dos buggies. Mas alguns cuidados podem melhorar a refrigeração dos cilindros do motor. Estes cilindros possuem aletas, como nos motores de motos, por onde passa o ar que irá refrigerá-los. Motores mais antigos tem ainda uma dificuldade inerente ao projeto: o cilindro 3 recebe parte do ar que passa no radiador de óleo. Mais quente, portanto. Motores mais modernos, tem o radiador de óleo em uma posição mais para frente (do carro) e um desvio deste ar para fora do sistema (é uma saliencia na parte traseira da "capelinha").

Mas todos eles tem que cuidar para que o ar que está no sistema passe realmente em volta dos cilindros. É muito comum ver motores, cujo veículo doador tinha ar quente, com as aberturas sem cobertura. Neste ponto, muito ar se perde, reduzindo grandemente a capacidade de refrigeração. Veja nas fotos como evitar este problema:

   
   
No primeiro exemplo, foi utilizado um pequeno pedaço de câmara de ar, fixa por uma braçadeira metálica, enquanto no segundo, uma borracha, vendida especialmente para este fim, foi colocada no local. Ambas soluções são válidas e funcionais.
   
Outros pontos que não são muito cuidados pelos próprios mecânicos, são os cabos de velas. Aquela pequena chupeta de borracha que está na extremidade deles, não é somente para impedir entrada de sujeira, mas também para impedir a saída do ar por estes pontos. Verifique a perfeita vedação nestes pontos.
 
Além destes pontos, facilmente visualizados, existem outros que podem comprometer o rendimento do sistema de refrigeração. Os defletores metálicos, que devem ser colocados quando da montagem do motor, entre os cilindros, são de extrema importância.
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