Trocando a coifa da caixa de marchas


Olá, bugueiros de plantão! hoje, dia 7 de janeiro de 2002, obtive tanta satisfação! Primeiro, acordei cedo e fui trocar as coifas da caixa de marcha, eu não estava achando uma posição correta para trabalhar e também lembrei que o Carlos disse para não levantar o carro senão o eixo cai sobre o garfo de sustentação. Caso de dúvida, procurei meu mecânico amigo e ele disse o seguinte: levante o buggy, mas levante pelo amortecedor. Tirei o pneu e tive outro problema ao tirar as coifas antigas: a coifa nova não fechava completamente, apertei muito, mas nada de fechar. Então, parei e observei, porque não fechar a parte superior, coloquei o primeiro parafuso e apertei a braçadeira até que a coifa fechasse. Isso tudo, com a coifa fora do seu lugar, mas envolvendo o eixo. Depois de ter fechado a coifa, empurrei-a para o lugar, tendo cuidado para encaixa-la corretamente, sem rasgar. Afinal consegui, depois de uma hora e meia. Daí, coloquei o resto dos parafusos, não esquecendo de duas arruelas: uma na frente e outra atrás, e a abraçadeira menor foi beleza, já que tudo já estava fechado.

Observei algo quando comprei a coifa: ela era original, e veio com 5 parafusos e 5 arruelas. No entanto, era para ter vindo com 6 parafusos e 12 arruelas. A coifa seguinte foi facil ficaram todas duas lacradinhas e não esqueci de empurrar a coifa um pouco contra a caixa, para que ela ficasse como uma sanfona. Depois, fui a um posto e coloquei óleo de caixa. Pegou um litro e 1/4. Aproveitei também para lubrificar a suspensão, que afinal estava seca!!! gastei com tudo isso:

1- coifa R$ 8,00
2- oleo de caixa SAE 90 R$ 4,00
3- lubrificação de suspensão R$ 5,00
4- e a satisfação, não tem valor, aliás nem a Credicard paga!!!

Abraços

Vinicius

Nota do Planeta: Sempre que levantar um carro, para algum trabalho na parte de baixo, não confie somente no macaco! utilize um cavalete apropriado para isto (de ferro - as chamadas "preguiças", custam muito barato - algo em torno de R$ 15,00 cada - os meus servem para manter o Velho´73 levantado, durante o inverno...). E, antes de fazer este trabalho, uma dica do Luizinho: leve em um posto de serviço e peça para lavar bem a região das coifas, para não entrar sujeira e para seu serviço (e você...) ficar mais limpo. Outra dica do Luizinho: para facilitar seu trabalho, coloque os parafusos com a parte a ser aparafusada para trás. VALEU VINICIUS!!!

Eu mesmo tinha dado um conselho errado nesta página, agora "modernizada". Dizia que os parafusos deveriam ficar para cima, como nesta foto. No entanto, experts dizem - e faz todo o sentido - que esta parte deve ficar para trás, de maneira a permitir uma melhor movimentação da coifa, quando a suspensão trabalha. Com os parafusos para cima, fica aquela parte mais rígida dificultando a livre movimentação.

Obs: na modernização, não alterei os valores. Então, claro, tudo está bem mais caro!

 


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