De volta para casa...
Eletricidade em Buggies
Tópico inserido no site em 02/2001

Refiz toda a parte elétrica de meu buggy, com a ajuda de um eletricista "de verdade" (falta de tempo...). Ficou muito boa, mas não consegui fazer uma "receita" terminada para ajudar outros buggueiros neste trabalho. Mas vamos tentar...

Em primeiro lugar, escolha um bom local para a caixa de fusíveis, lembrando-se que, quando precisar manutenção, você precisará alcançá-la. Se seu buggy é dos que possuem porta-malas (?) dianteiro, ali pode ser um bom local, desde que abrigado da umidade. A melhor maneira de fixar uma caixa de fusíveis é com parafuso e porca, auxiliado por arruelas de pressão (como todos os parafusos de um buggy). Prefira os de aço inoxidável, por motivos óbvios ou, pelo menos, zincados. Caso não seja possível a utilização de porca/parafuso, cole uma peça de madeira de tamanho adequado na fibra, com cola epóxi e aparafuse a caixa de fusíveis nela (para colar peças com epóxi sobre fibra de vidro é recomendável a raspagem do local, para permitir uma união perfeita). Os fios são levados aos pontos onde energizarão componentes de seu buggy, através de condutores plásticos ("espaguetes") devidamente fixados em alguma parte da carroceria com abraçadeiras plásticas. Tente mantê-los escondidos, mas acessíveis para manutenção. Os fios (bitola) devem ser escolhidos de acordo com sua utilização. As cores são por sua conta, mas identifique sempre as extremidades com algum tipo de etiqueta, para facilitar seu trabalho, já que os fios estarão dentro dos condutores. Eu utilizei fio preto para aterramentos. Se pretender utilizar faróis auxiliares potentes ou mesmo os principais biiodo, ou buzinas não originais do fusca, é preciso a colocação de relés específicos para estes equipamentos, sob pena de derreter a caixa de fusíveis ou o botão da buzina (por esta eu já passei!).

A concepção da instalação elétrica de um buggy, é extremamente simples, mas exige cuidados especiais. Como é um veículo aberto, bastante atraente para crianças, tenha sempre uma chave geral de sua instalação, sob pena de ficar sem bateria, quando descobrir que ficou toda a noite com os faróis ligados (passei por isto várias vezes e decidi colocar toda a instalação, inclusive as sinaleiras no contato de ignição da chave, somente permitindo qualquer ligação com o veículo ligado - solução extrema, mas funciona - na última reforma, coloquei uma chave geral na bateria, que é mais prático).

Espero que seja de algum auxílio. :-)

 
Os desenhos esquemáticos que mostramos a seguir, foram "extraídos" de um site muito interessante: dune-buggy.com espero que eles não considerem isto uma utilização indevida. Mostram o circuito básico e os outros de um fusca com 12 fusíveis. O meu tem só 10, mas as luzes alta e baixa ocupam somente dois fusíveis, enquanto este esquema tem um fusível para cada luz baixa e um para cada luz alta, totalizando quatro. Isto pode ser interessante para buggies que costumam andar fora de estrada, uma vez que duplica a segurança quanto à parte elétrica de iluminação. Clique nos desenhos para ver a versão integral, que poderá ser impressa para auxiliar seu trabalho.
 
Freios
Fusíveis
Dínamo
Distribuidor
Chave ignição
Pisca-pisca
 

Abaixo, na foto à esquerda, do Velho ´73, pode ser visto onde está a caixa de fusíveis e os relés (buzina, farol alto e pisca). Observe que todas as ligações foram feitas com conectores, para facilitar trabalhos posteriores - como foi nesta reforma. Ao centro, um esquema completo do fusca 1976. E à esquerda, um esquema do TL 1600, enviado pelo Maurício (Tanger´89). Clica nos desenhos para ver e imprimir a versão integral.

 
 

Agora, estou trocando o dínamo por alternador. Modificação simples, mas um pouco cara e complicada de encontrar as peças. A melhor solução é comprar peças usadas, já montadas e testadas, mas optei por comprar peças novas, iniciando por um alternador Bosch (na verdade, recondicionado, trocado por um dínamo velho). Depois, iniciei a "caçada" pelas outras peças, pois as originais custam muito caro (suporte=R$ 85,00, cinta=R$ 29,00...). Poli o suporte e a carcaça do alternador (ficou muito bom!!!). Abaixo, o esquema de ligação do alternador - adeus caixinha de relés!!!!

 
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