Embreagem trepidando?
inserido no site em 20/11/2004
 

Uma dica interessante, que provavelmente deve acontecer muito em buggy's: de uma hora para outra, a embreagem começa a trepidar, principalmente na saída e, algumas vezes, na troca de marchas. Dai você leva o carro naquele mecânico seu "amigo" (ou será amigo da onça) e ele logo de cara condena disco, platô, rolamento, seu pé esquerdo, etc. e tal.

Antes de levar o carro no mecânico, vale a pena dar uma examinada no flexível que cobre o cabo da embreagem, logo na saída do túnel principal, e vai até um suporte fixado na caixa de cambio  (lado do motorista). Esse flexível costuma dobrar, quebrar, encher de areia/terra ou acaba se estragando com o uso e, desse jeito, fica "agarrando" o cabo; Como resultado disso acontece que, quando vc. tira o pé da embreagem, o cabo não desliza dentro do flexível e a embreagem solta "aos trancos", causando a trepidação. No caso dos buggy's é bem fácil verificar o estado do flexível, pois ele fica bem visível, estou anexando uma foto onde pode ser visto o flexível com o seu respectivo suporte. Pelo preço que custa o flexivel, em caso de duvida, efetue a troca do mesmo.

[ ] Jorge Vila
webtronic@webtronic.com.br

 
 
 
Na foto, o detalhe do flexível (aquela peça com uma sanfona de borracha) - que tem que ter uma pequena curvatura, não pode ficar reto como este...

Parabéns por essa dica de mecânica e queira adicionar um pouco mais: no meu carro ocorreu o mesmo problema com um disco de embreagem com uma semana de uso. Por coincidência eu tinha rebocado o buggy do Fábio (um amigo do CBC) de cima das dunas do Beach Park dias antes! ai eu pensei: Acabei com um disco de embreagem novinho! que nada! o flexível não estava entupido e nem cheio de areia e água; tava mesmo era com o ângulo errado (curvatura de montagem)!

Sds
Alexsandro
upontes@fortalnet.com.br

 
Vai para a página de mecânica
O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso"
1999/2004 - by planetabuggy