Filtro de óleo
no Boxer!
inserido no site em 18/11/2005
 

Por Fabrício Nicolini Calazans (Fabrinic)

Primeiro, foi comprado uma bomba de óleo de circulação externa (SCHADEK), esta bomba impulsiona mais óleo que a original (as engrenagens são de 26mm contra os 21mm originais), desta forma, podemos adicional mais obstáculos no caminho da circulação (filtro, mangueiras, radiador), sem perda da pressão necessária à boa lubrificação do motor. Prefiro usar a de circulação externa ao invés de somente trocarmos por uma de maior vazão e utilizarmos a saída original do radiador p/ adaptar uma saída para o filtro e outro radiador, assim removendo o radiador original da caixa de ventilação (ventoinha), pois alguns fazem esta adaptação e instalam o radiador fora e neste caso, o motor não refrigera bem quando está parado pois saiu da ventoínha... isso é lógico.

Depois também foi comprado o adaptador do filtro de óleo, mas devemos tomar cuidado com esta instalação, pois o filtro tem um lado correto de fluxo do óleo, isto é, funciona sómente em um sentido, sugiro que compre o filtro de óleo e o monte no adaptador e sopre, com isso será observador que de um lado há facilidade no sopro e no outro não, portanto, o lado onde fica fácil, logicamente é onde deverá ser conectado a entrada do óleo.

O radiador que comprei é o de Ômega CD, mas poderá ser utilizados outros, mas devemos evitar o de motos, pois ao meu ver, são pequenos... mas antes da montagem deve ser muito bem lavado, com gasolina, deixando-a descansar dentro do radiador e em tempos em tempos devemos dar sacudidas, afim de remover totalmente as impurezas - já pensou, entupindo algum circuito de óleo dentro do motor??? tristeza pura!! - então cuidado com a limpeza. As mangueiras devem ser de alta pressão e com lona externa, como as de hidráulico e as abraçadeiras devem ser bem resistentes.

O resto é criatividade de cada um, o que diz respeito à adaptação destas peças no motor, aí a diversão é de vocês... Deus os abençôe!!!

Té mais,

Fabrício Nicolini Calazans
fabrinic@hotmail.com

 
 

A sequência de fotos e o texto do Fabrinic são suficientes para esclarecer as dúvidas. Montem o radiador e o filtro fora do caminho de obstáculos! nada que quebrar uma peça dessas em uma trilha... A última foto é o belo Woody do Fabrinic e sua bela Princesinha .

Como sempre, o Planeta e o autor não se responsabilizam pelos resultados deste tipo de adaptação.

Veja outra adaptação de filtro de óleo no boxer, com dados e fotos do José Carlos, de Maceió (clica aqui)

Vai para a página de mecãnica
O uso deste site e seu conteúdo subentende o conhecimento das "Políticas de Uso"
1999/200
5 - by planetabuggy