Freio Seletivo
"bloqueio de roda"
inserido no site em 19/09/2004
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Mais uma dica para os "mechânicos" de plantão!

Quem dirige buggy em locais de areão ou lama, já deve ter ficado muitas vezes atolado, com uma roda girando livre e solta, e a outra que está em terra firme, parada.

Uma boa adaptação, o Sistema de Bloqueio Seletivo é fácil de fazer, barata e pode salvar você de uma atoleiro.

Existem duas formas de fazer a adaptação:

A primeira delas é copiar o sistema de Alavancas "Selectracion", original do Gurgel X12 & Cia.

O sistema consiste em duas alavancas, instaladas juntamente com a alavanca principal do freio de mão, que permite acionar o freio das rodas traseiras de forma seletiva, puxando um ou o outro cabo, ou seja, você pode escolher qual roda quer travar.

Ver fotos 1, 2 e 3 para visualizar o sistema.

     

Para implementar a engenhoca basta substituir o pino que prende a alavanca do freio de mão por um pino mais longo, de forma que as novas alavancas possam ser instaladas uma de cada lado da alavanca original, permitindo puxar um cabo de cada vez. A construção das novas alavancas vai depender da engenhosidade de cada um.

O segundo sistema, bem mais trabalhoso, mas com resultado bem mais "profissional" é utilizar duas válvulas de esfera.

Este sistema tem inclusive algumas vantagens:

  1. Fácil de operar
  2. Pode ser adaptado em sistemas com freio a disco na traseira ou tambor convencional
  3. Em qualquer um dos casos permite "jogar no lixo" a alavanca de freio de mão, pois não vai mais precisar dela (nem precisava ter alterado os banco do velho 73...)
  4. Serve para evitar que roubem o carro quando estiver estacionado, bastando colocar uma trava que impossibilite o acesso as válvulas

Bom, depois de tanta propaganda, vamos descrever como funciona:

Na saída do túnel central (lado do motorista) existe um tubo que vem diretamente do burrinho mestre e um "T" que divide o fluido de freio para cada uma das rodas traseiras.

A adaptação consiste em soltar os tubos que vem das rodas até a conexão em "T".

Nas saídas do "T" serão instalados dois novos tubos que serão ligados em duas válvulas de esfera, facilmente encontradas em lojas de peças para caminhão ou que vendem material para manutenção/instalação de compressores, como as mostradas nas fotos a seguir:

Na saída das válvulas vão colocados dois tubos que serão ligados nas conexões originais.

Os tubos de metal são fáceis de conseguir e custam barato. Qualquer loja que vende peças para caminhão costuma vende-los por metro, e geralmente já tem as ferramentas para instalar os terminais (rosca) e fazer a "boca" nos tubos. Também podem ser utilizado tubos flexíveis proprios para freio, ao invés de tubos metálicos, ou em conjunto, se o local de fixação das válvulas se movimentar em relação ao restante do chassis, use a criatividade.

Para usar a engenhoca ? fácil, fácil... basta pisar no pedal do freio, fechar a válvula da roda que se deseja travar e pronto, ao soltar o freio o fluido não tem como retornar e a roda fica brecada.

Para usar como freio de estacionamento basta pisar no freio e fechar as duas válvulas, pronto, seu buggy vai ficar "travado" no lugar.

E se um espertinho tentar roubar seu buggy cadê a alavanca de freio de mão !!!!

Espero ter podido dar uma luz sobre o assunto....

Jorge Vila
webtronic@webtronic.com.br

Andei consultando o CTB - Código de Trânsito Brasileiro, e ele não faz referência ao fato de que o freio de emergência tenha que ser mecânico. Mas, como disse o Vinicius no Forum, acho que não deve ser muito confiável deixar o carro em uma lomba forte com esse sistema... Mas, para sair de "peludos" (atoleiros) deve ser muito bom!

Este sistema, como lembrou o Nill, também foi desenvolvido pelo Cassiano, para colocação em um Niva. Veja os detalhes, nesta página. Ele colocou seu sistema no painel. Para buggies, acho que o melhor seria entre os bancos, mesmo - menos canos e mais acessível.

Carlos

 
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