De volta para casa...
Conversão p/suspensão IRS
Veja a atualização no final desta página (dez/03)
Inserida no site em 22/10/02
 

Encontrei um site norteamericano que ensina o que muitos perguntam no nosso Forum: como instalar uma suspensão IRS (independent Rear Suspention), a que foi utilizada pela Variant II, no Brasil? Bem, não parece tão difícil, assim... também não é fácil não! Mas, com um pouco de paciência, é possível fazer esta alteração que irá permitir que seu buggy fique com a suspensão mais eficiente e consiga ficar alto, sem aquelas rodas fechadas, característica da suspensão "swing axle".

Claro que o trabalho não é somente colocar estes pivôs no lugar, mas trocar todas as peças necessárias: caixa de mudanças (Kombi ou Variant II), semi-eixos, ponteiras... Vale a pena pesquisar preços nos ferro-velhos, mas sempre sabendo qual o preço da peça nova.

Porque tanto trabalho para fazer este gabarito? por que o eixo deverá ficar no local exato, de maneira que trabalhe sem forçar nenhum ponto da suspensão. Um gabarito servirá para os dois lados da suspensão. E porque não usar o próprio eixo como gabarito? bem, o eixo é articulado em dois pontos, o que não permite a precisão necessária...

O site original está neste link, e sua tradução e uso das fotos foi autorizada pelo webmaster, Mark Johnson, através de mail. Mas vamos aos fatos: como o site explica duas alterações (gaiola e fusca), julgamos que para nosso caso brasileiro, apenas uma seria suficiente, então fizemos uma pequena junção das duas soluções. Não se trata de uma tradução literal

Como sempre, as fotos mostradas têm versões maiores, se clicar nelas. Pode ser preciso observar com mais cuidado algum detalhe.

As peças que você precisará para fazer seu gabarito, são:

  1. um tubo IRS, com o pivô no lugar - este é o tubo onde está colocada a barra de torção em seu interior - poderá ser comprado em um ferro-velho;
  2. um pivô IRS;
  3. as três buchas centrais do pivô - espaçadores;
  4. uma peça metálica de 5x7", com 1/4" de espessura mínima;
  5. um pedaço de tubo de 1" ou uma cantoneira metálica (alguma coisa que não flexione ou entorte facilmente);

A chapa metálica é cortada e furada, para poder ser aparafuda na extremidade do tubo onde fica a cobertura da barra de torção (fotos abaixo), soldando-se um pequeno pedaço da cantoneira

   
Então, solda-se dois dos espaçadores juntos, para formar um tubo. Corta-se o terceiro ao meio para usar-se como espaçador. Então, instala-se o tubo e o espaçador no pivô IRS, com o tubo soldado para dentro e o espaçador, prendendo-os com o parafuso, firmemente.
 
Com um pedaço de cantoneira, unem-se as duas extremidades do nosso gabarito.
E aí está o gabarito prontinho para o trabalho!
A parte mais complicada para a instalação de uma suspensão IRS, é que a parte interna do pivô fica exatamente dentro do garfo que sustenta o conjunto motor/caixa. Mesmo que um bom corte funcione, não queremos tirar material excessivamente ou vamos enfraquecer o garfo. Portanto, vamos iniciar um trabalho que vai consumir muito tempo, para fixar o pivô no garfo.

Começamos com um molde básico, feito em cartão, transferido para o local e cortado com o plasma corte. Então, fizemos um teste de fixação, cortanto, testando, martelo, limando, testando, martelo, coçando a cabeça, limando, martelo... Pode tomar muito tempo, mas uma boa fixação, irá evitar muito trabalho posterior!

A idéia é colocar o suporte do pivô facilmente, portanto ele não pode ficar frouxo e ainda permitir que possa ser soldado m todo seu contorno. Se ficar alguns buracos, deverá ser colocado material para preenchimento e torná-lo rígido novamente.

cortando o garfo, lixando e posicionando o pivô.
 
 
Soldando o pivô no local. Note que ficou alguma abertura para ser corrigida, no garfo.
O suporte posicionado no local definitivo

O produto final apresenta-se muito limpo, sem um monte de furos e remendos. Somente tem uma pequena área (a primeira que foi cortada), que teve que ser preenchida ao final.

Nos Estados Unidos, é possível comprar peças como estas aí em cima, que são os tais pivôs. Vou pesquisar para saber se pode ser comprado, aqui no Brasil.
 
Em dezembro de 2003, recebemos as fotos de uma adaptação de IRS de Kombi, em um baja. Ficou com uma altura enorme! dá uma olhada na página (clique aqui), onde o proprietário dá algumas dicas interessantes sobre esta adaptação e tem algumas fotos que podem auxiliar no trabalho
 
Volta para a página de Mecânica
[Página Inicial] [Clássicos] [Extintos] [Atuais] [Forum do Planeta] [Classificados] [Contato]