miniprogressivo no boxer

02/09/2012
por Márcio SPO - originalmente publicado no forum do Planeta.

Essa adaptação é totalmente reversível e foi a forma encontrada para melhorar o desempenho do motor Boxer sem recorrer a troca de peças internas ou utilização da dupla carburação.

É um procedimento relativamente simples, porém trabalhoso! Serão necessários uma flange, um espaçador e o carburador Weber 450 MiniProgressivo para adaptar direto no coletor de admissão do buggy. A atenção maior é para a construção da flange que deverá ser feita de duas formas diferentes no caso do motor estar com dínamo ou alternador, pois a altura do carburador irá influenciar para não encostar nessas peças e limitar a abertura das borboletas de aceleração.

Segue um esquema para a flange e espaçador feitos para carros com dínamo.


Abaixo, algumas fotos da flange pronta, trabalho simples, chapa de ferro com 0,5mm com um furo central de 32 mm aberto no torno para casar com a abertura do coletor de admissão, parafusos de 8mm de espessura por 5cm de comprimento presos com pingos de solda feitos por baixo da peça.


O primeiro contratempo veio logo no primeiro teste, flange e espaçador no lugar, o carburador encostava no alternador e não chegava até o fim para o encaixe, como dá para ver nas fotos seguintes:


Até aqui nenhuma peça havia sido plenamente acabada, somente no final é que trabalhei tudo aplainando, medindo, pintando, etc, para evitar entradas de ar falsas ou outro problema de assentamento e nivelamento do carburador.

Aqui entra e segunda e última fase ... uma vez que o projeto inicial havia dado errado busquei a maneira mais simples para resolver ... na verdade era só levantar o carburador cerca de 2,5 cm a mais que ficaria bom como se percebe na primeira foto do quadro a seguir.

Resolvi o problema cortando um coletor velho que arrumei em uma sucata e soldei na flange pronta, aproveitei e serrei os parafusos que serviam como estojo de fixação no coletor para manter os buracos (agora desnecessários) bem vedados, pintei tudo e o resultado ficou muito bom! (essa forma é para os carros com alternador).


A peça pronta, acabada já no lugar ...


Finalmente o conjunto da obra! A 1ª foto ainda em teste, a 2ª e a 3ª já pronto.

Algumas observações e considerações devem ser feitas ... esse espaçador fiz a partir de uma peça que sustenta o carburador no coletor do Chevete mais antigo, vem com uns braços que foram serrados, outros preferem serrar um coletor velho de VW que usava esse tipo de carburador para fazer a flange.

No acionamento do carburador foi utilizado um do tipo roldana para um melhor acabamento, alguns vem com alavanca que também pode ser adaptado, é só uma questão de gosto pessoal. A capela do motor recebeu nova furação para reposicionar o cabo do acelerador, porém, o passador é o mesmo que foi retirado do furo original e colocado na nova posição .. ficou muito macio, com o curso total para acelerar e não esbarra em nada. Agora, quem quiser é só se aventurar!!!

Gostaria de agradecer a todos os companheiros de fórum que de alguma forma participaram e ajudaram ... VIVINHOM, JPerson, Luby!! O amigo Navilus que contribuiu bastante com paciência e boa vontade me socorrendo nos momentos que precisei.

O projeto que serviu de plataforma foi retirado de um Fórum co-irmão onde todas as informações me foram dadas de forma irrestrita e generosa pelo próprio autor e grande amigo CELSO SOARES, permitindo inclusive o uso do material para publicar a toda nação buggueira, disseminando essa experiência.

Tentei mostar e explicar da melhor forma possível, mas qualquer dúvida me coloco a disposição dos amigos para tentar ajudar, espero que seja útil, abraços a todos.


considerações do "webmaster"

Este tutorial estava no forum há quase dois anos. Minhas desculpas para o Márcio e todos os outros que esperavam este material ir para o site. Tenho certeza que muitos aproveitarão este material para fazer um upgrade fantástico em seus buggies com motor boxer.

O comentário final do Márcio: Carlão vai me matar ... ficou extenso, mas acredito que boas ilustrações tiram mais dúvidas do que as palavras!!! Ficou extenso, mesmo. Mas não deixou dúvida alguma! Quem quiser fazer o serviço, este é o caminho.

Mãos à obra, portanto!