Suspensão Dianteira
"Catracada"
inserido no site em 20/09/2006
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Este tutorial foi publicado no Forum do Fusca Floripa e seu autor nos autorizou a publicá-lo no Planeta, também, pois trata-se de matéria de interesse dos buggueiros e bajeiros em geral.

TUTORIAL DE COMO COLOCAR CATRACA

por Alberto Lanzoni (al_lanzoni@hotmail.com)

Olá Fuscamaníacos.

Depois de mto trampo, coloquei catraca no meu fuca! É isso aí!! Eu mesmo coloquei! hehe!

Infelizmente minha irmã estava viajando com a máquina nos dias do serviço, então vocês vão ter que se contentar com as fotos do serviço pronto.

Eu fiz tudo no limite da economia porque estava sem dinheiro, mas dá para fazer bem barato e não sofrer tudo que eu sofri.

CUSTOS:

  • 60 reais nas catracas - comprei na RECO AUTO de londrina. Os caras me mandaram por correio.
  • 20 reais pra soldar
  • 25 reais de alinhamento e balanceamento
  • total - 105 reais.

Bom, o funcionamento da catraca é o seguinte: os braços da suspensão sao ligados um ao outro por uma feixe de molas em cada tubo. No meio desses tubos, tem um "disco" de metal que segura os feixes no lugar. SÓ QUE esse disco é fixo. Ele é fixo aos canos por pressão. Ao desmontar o quadro vocês vão ver que na mesma linha do parafuso tem três pontos prensados no cano que prendem o disco no seu interior. O que a catraca faz é dar regulagem a esse disco e com mobilidade, podemos alterar a posição da carroceria.

Essa primeira figura é um esquema para vocês entenderem onde está esse disco!

O que eu acho a melhor forma, é voces fecharem um preço com uma mecanica, para a desmontagem e posterior montagem/alinhamento/cambagem de todo conjunto. Colocar a catraca é muito fácil. O que dá trabalho é desmontar e montar tudo. Se forem fazer isso, explica que o que vocês querem é que o quadro fique separado, inclusive sem os feixes de mola dentro.

Se você é guerreiro como eu e quiser desmontar, aí vai a sequência e umas fotos para ajudar! Nem pense em fazer sozinho, porque o quadro é difícil para segurar, alem de pesado:

  1. afrouxe os parafusos das rodas e coloque o carro no cavalete (de forma alguma pense que vc vai conseguir fazer isso no macaco!!!! o carro vai acabar caindo em cima de vc!!!). quanto mais alto, melhor pra trabalhar;
  2. tire as rodas ;
  3. tire a barra estabilizadora;
  4. tire as pinças de freio;
  5. tire as barras de direçao ;
  6. solte a caixa de direçao;
  7. retire os parafusos superiores do quadro;
  8. depois que você olhar e ver que o quadro está livre, retire os quadro parafusos (tamanho 19) que prendem o quadro no carro;
  9. aí você tira os amortecedores, tira os parafusos de fixaçao dos braços e tira as lâminas.

Fotos:

Esta próxima foto sao os buracos feitos pra soltar o disco.

Indicação dos parafusos que soltam o quadro.

Parafusos que soltam os braços para tirar as laminas.

Pronto. Depois de tudo desmontado, você fura os pontos de fixação com uma broca de uns 13 ou 14 mm para soltar o disco. Fura uns 4mm de profundidade.

Aí tem que posicionar a catraca e marcar seu curso. No meu, coloquei a catraca encostada no buraco original. Assim eu posso voltar na altura original se eu quiser.

O rasgo a ser feito no quadro é da posiçao original pra baixo, senão você vai erguer o carro em vez de baixar. (nota do Planeta: para fazer um buggy mais alto, é exatamente o contrário, ou seja, da posição original para cima)

Para fazer o curso é o seguinte. Pegue uma broca que seja uns 2 ou 3 mm mais grossa que o diâmetro do parafuso da catraca. Aí você fura NO BURACO ORIGINAL, uns 4 mm pra tirar a rosca SOMENTE DO QUADRO!!! O DISCO INTERNO DEVE CONTINUAR COM A ROSCA!!! se você tirar toda a rosca, ADEUS para o seu quadro!!

Aí você posiciona a catraca e faz um furo com a mesma broca, com 4 mm de profundidade no final do curso da catraca. Depois de feito isso, você vai unir os dois furos com uma esmerilhadeira (muito recomendado) ou com um arco de serra (dá um trabaaaalho).

Pronto. O que você tem que pensar é o seguinte: o parafuso deve girar o disco interno. Portanto os buracos podem não estar fundos o suficiente para liberar o disco. Enrosque o parafusco original curto do quadro e coloque a porca original. Mas não aperte. A ideia é você martelar na porca de um lado e de outro para ver se o disco está se movimentando. Vai tirando rebarbas dos buracos com a furadeira, se necessário.

Depois disso, é só mandar soldar dos lados da catraca e está pronto.

Para soldar, você posiciona a catraca no lugar certo, aperta com o parafuso, a chapinha que fica solta... tudo no lugar, pq ai dá pra ter certeza que está no lugar certo.

O cara que soldou a minha fez com solda eletrica, mas com uma maquina gigante, que dava correntes de 150 ampéres. NAO TENTE soldar com essas maquininhas de serralheiro porque não sei se fica seguro.

O cara me falou que se soldar a volta inteira, torce o quadro, e prende o disco novamente.

Pós instalaçao, você deve montar tudo na ordem inversa e mandar alinhar! Para regular, coloca o carro no macaco, solta os parafusos e vai baixando ele até na altura que você quiser e prende de novo. Os furos originais das barras não sao exatamente simétricos, então você deve forçar o parafuso da catraca de CIMA para CIMA e prender UM dente acima da de baixo.

Desse modo que eu coloquei, se abaixado de tudo, ficou com menos de um dedo do pneu!! Só que os amortecedores tavam dando final de curso direto. Resultado, pula até no asfalto liso. NAO ANDEM ASSIM!! Vai rachar o carro no meio!!!!

Se quiser que fique uns pouco mais que dois dedos dos pneus, não precisa trocar o amortecedor. O meu está assim e o conforto tá bem razoável!

Ficou simétrico com a traseira. Também não posso abaixar mais, senão não entra numa garagem que eu deixo guardado.

Caso contrario, amortecedor de Chevette nele!!

Se alguém tiver alguma duvida ou quiser que eu tire mais alguma foto, manda um mail

Um abraço!

Alberto
al_lanzoni@hotmail.com

 
Nota do Planeta: este tutorial é bem ilustrativo, mas o serviço deve ser feito por quem tem as condições mínimas para fazê-lo, as ferramentas corretas, os cavaletes para manter o carro elevado e muita paciência. Mas é interessante também para quem vai encomendar o serviço e vai sabendo como se faz para evitar exploração ou serviço mal feito. A posição da catraca que considero ideal para um buggy é intermediária, o que permite um pequeno rebaixamento quando preciso e uma elevação razoável, também. Nada de extremos, pois a suspensão não aguenta!
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