Painel - temperatura do óleo

Mais um tutorial do Kleyton Maia, desta vez para implementação do painel e do controle do motor boxer, com a instalação de um instrumento para medir a temperatura do óleo do motor. Fácil? Nem tanto, mas nada que um bocado de paciência e trabalho duro não consiga! E com as explicações do Kleyton, tudo fica mais fácil.

No blog dele tem muito mais! http://kadron74.blogspot.com.br/

as fotos e a aula!

  Esse é o esquema que fizemos para instalar um relógio que marque a temperatura do óleo do motor.
As imagens abaixo são do encarte do relógio bem completinho com os dados da ligação e configuração:

 
 
 
   
     
   
 
O modelo que comprei é o Termômetro Óleo Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX,  através do site: http://www.deltapecas.com.br

Para o meu caso (Motor Boxer 1.6) foi necessária a compra do adaptador para o sensor: Adaptador Temperatura Óleo Elétrico VW à Ar - TOE 18, comprado no mesmo site.

Começamos a instalação passando a tubulação e a fiação até a traseira do veiculo, aproveitei para passar também um novo fio para o marcador de RPM
 
   
 
Abaixo o detalhe de onde estava o fio antigo verde do RPM
 
   
 
Abaixo o detalhe da traseira do relógio de Óleo, note que coloquei uma cola quente nos fios pois ele não vem com acabamento e com a vibração eu achei que eles poderiam quebrar a solda, então assim com a cola ficaria mais seguro.
 
   
 
Abaixo a foto do ponto onde é conectado o sensor no motor:
 
   
 
Remover o bujão com cuidado pois irá sair a mola e o pistão da pressão de óleo efetuamos essa tarefa com o carro levantado no macaco então saiu pouco óleo.
 
   
 
 
   
     
   
 
Abaixo o detalhe do bujão original, a mola e do pistão.
 
   
     
   
     
   
 
Abaixo montado o sensor no adaptador e os fios um sendo o que vem do relógio e o outro vai ao neutro(negativo), e como fica  a montagem correta o pistão a mola e o sensor. 
 
   
 
Com a chave monte ele no local e aperte modernamente para não espanar nada...
 
   
 
Abaixo a sequencia de fotos da ligação dos fios e o negativo que ja tenho na traseira:
 
   
 
Acabamento final com cola quente para proteger de umidade: 
 
   
     
   
 
Detalhe dele em funcionamento ainda com carro frio:
 
   
     
   
  É isso, ficou muito bacana e, em medição na estrada, a temperatura se manteve de 68 a 71 graus C°

Km: 92.400 Atual
 
     
  O Nil passou uma informação no forum sobre esta instalação. "Excelente tutorial. só acrescentaria que se utilizasse o chicote padrão por garantia. É o mesmo utilizado nos bicos injetores VW."