Visual do velocímetro - tutorial

Por Diogo Lima

Olá Pessoal,

Vou tentar passar algumas dicas de como dar um visual novo para o velocímetro. Este, desse humilde tutorial, é de Brasília, da marca VDO. Acredito que a maioria dos bugueiros que tem este velocímetro não deve estar muito satisfeita com o visual Eu tinha dois velocímetros deste e, ao tentar melhorar um deles, acabei fazendo algumas besteiras e o que ficou danificado serviu de cobaia para desenvolver algumas técnicas para não estragar o outro, espero com estas dicas encorajar aqueles que estão com medo de colocar a mão na massa.

Antes de mais nada, vale comentar que um velocímetro deste custa na base de R$ 30,00 em ferro velho, na pior das hipóteses já se tem uma idéia do quanto irá gastar, outro detalhe que merece muita atenção é que o vilão desta aventura é o ponteiro, uma encostadinha nele e tudo perde a graça.

Vamos lá: para abrir o velocímetro, é só ir desamassando a borda deste aro (seta vermelha) bem devagar para não danificar muito, abra só o suficiente para solta-lo do corpo do velocímetro.

Após retirar o aro e o vidro, será necessário retirar o núcleo de dentro do corpo do velocímetro, para isso basta retirar estes dois parafusos (circulo azul, na foto acima). Para retirar o núcleo, primeiro você terá que afrouxar mas não retirar completamente os parafusos, pois existe um desnível que fará com que o núcleo caia e quebre o ponteiro. Solte um pouco os parafusos, apóie por dentro com a mão em qualquer parte longe do ponteiro e aí sim retire os parafusos completamente.

Depois de desmontado, teremos que soltar o ponteiro do lugar. Para isso, fiz uma ferramenta simples mas que fez a grande diferença. Pegue uma chave de fenda velha, faça um corte na fenda e amasse a ponta com um martelo. O resultado será este mini "pé de cabra".

Para retirar o ponteiro, primeiro você terá que saber qual é o peso do repouso dele sobre o batente, se você apenas colocá-lo de qualquer maneira o velocímetro ficará completamente desregulado Para saber qual é o peso eu quebrei a cabeça e quando achei a solução, depois de algum tempo estudando a causa, percebi que boas idéias sempre são super simples.

Retire este tubo de papelão onde fica a luz do farol alto e, com muito cuidado, solte estes dois parafusos que prendem a escala do velocímetro.

Gire a escala em sentido antihorário e prenda a escala na mesma furação de antes só que de cabeça para baixo. Perceba que o ponteiro irá descer já que não terá o batente, com cuidado dê leves toques para conferir se ele sempre esta parando no mesmo lugar, marque a posição na borda da escala para servir de referência depois.

Agora volte ele para a posição normal para podermos soltar o ponteiro poia, se tentarmos com ele em repouso, poderemos amassar a mola em sentido contrário sem querer.

Segure o núcleo do velocímetro com firmeza e coloque o "pé de cabra" em baixo do ponteiro e force para solta-lo. Com certeza ele estará mais preso do que você imagina, se for o caso peça ajuda de alguém para segurar o núcleo do velocímetro para que você possa fazer uma força com "precisão". Muitos dizem que arrancam o ponteiro com alicate, mas não me pareceu algo seguro, a primeira e única vez que arrisquei acabei quebrando o ponteiro e mesmo depois de quebrado insisti na técnica só pra saber no que ia dar e o resultado foi um eixo empenado (tentando de baixo para cima) e um ponteiro todo mastigado (tentando de cima pra baixo).

Obviamente, antes deste processo todo, você terá que ter em mãos um acrílico ou um adesivo pra colocar no lugar da escala. Omeu eu mesmo fiz no Corel todo coloridinho cheio de tuti fruti e ainda coloquei o apelido que ele gosta de ser chamado "Samurai" rsrs.

Este adesivo foi impresso numa impressora jato de tinta numa etiqueta A4 destas PIMACO que tem na maioria das papelarias e por cima, para da um ar de verniz, eu coloquei adesivo contact transparente Para fazer os cortes internos na medida, eu usei uma lima de precisão esmerilhando o adesivo contra a parede da chapa da escala, não tinha como errar o corte assim. Isso pode ser feito também com uma lixa de unha cortada bem fininha também.

O chato é ajustar a escala, o resto tudo pode mudar fácil, confesso que a escala não está 100% exata, eu diria uns 95% , mas este detalhe passa batido porque não se trata de um instrumento de total precisão.

Caso você tenha um adesivo ou um acrílico desses do mercado livre, a hora de colocar seria agora se não fosse um detalhe... os numero do odômetro. Normalmente eles estão amarelados e se você deixá-los assim depois de todo visual esse amarelado vai ficar mais que evidente, tenho algumas dicas para não parecer que o seu velocímetro tomou banho e colocou roupa suja.

Para desmontar o odômetro eu levantei esta chapa (circulada) um pouquinho com o alicate, o suficiente para retirar o eixo Depois que este eixo vertical sair, você puxa o eixo central daquelas rodinhas cheias de números (ela sai super fácil) Detalhe, antes de retira-las aproveite para girá-la com o dedo já que estará sem o eixo vertical para você entender como funciona o esquema das engrenagens, acho que nem será necessário explicar porque realmente é muito intuitivo, basta você girar para entender...

Para pintar os números é muito fácil, eu fiz o seguinte, coloquei umas gotinhas de tinta branca num jornal e passei a rodinha por cima da poça como se estivesse "brincando de carrinho" rodinha por rodinha, uma vez que os números são em baixo relevo a tinta entra nos números e o próprio jornal na parte fora da poça já tira o excesso, depois de seco você passa uma lixa fininha por fora e a tinta fica ilesa la dentro do numero, depois é só montar novamente, você poderá manter a marcação de antes ou zerá-lo se preferir.

Agora aproveite para aplicar um WD nos eixos do velocímetro (bem pouquinho mesmo, de levinho) , dê uma pintura no ponteiro se necessário (o meu eu fiz com esmalte de unha mas tava meio velho e grosso e não deu certo mas tudo indica que se estivesse novo e menos denso, seria uma ótima idéia), caso não queira manter a iluminação verde original essa é uma ótima hora para arrancar os plásticos que dão o tom verde (o meu eu arranquei e fiz mais 3 furos para colocar leds da cor que combinar melhor depois de tudo pronto), verifique as lâmpadas piloto (cai bem uma lixa fina e um WD) e lave o vidro do velocímetro.

Agora vamos colocar a nova escala, lembre-se na hora de colocar a escala nova coloque-a de cabeça para baixo e coloque o ponteiro na marca de referência que você fez antes de retirar o ponteiro, depois de prender o ponteiro você solta a escala, gira em sentido horário até que os parafusos cheguem na furação e prenda a escala novamente. Lembre-se de colocar aquele duto de papelão da lâmpada do farol alto no lugar atrás da escala, coloque o núcleo dentro da carcaça novamente e prenda os parafusos de fenda por trás. Caso queira pintar os aros do velocímetro aproveite para tirar um molde de papel do aro menor.

Coloque o anel defletor e a borracha interna, coloque o vidro, o aro cônico e, por último, a borda que prende tudo. Para fechar esta borda será necessário um alicate leve e um pedacinho de pano (entre o alicate e o velocímetro) para não arranhar muito, amasse a borda novamente para prendê-la e para pintar coloque o molde de papel por cima do vidro e venha com spray de lado pintando sem muitos excessos.

O do Samurai ficou assim...

Espero ter incentivado aqueles que querem dar um toque pessoal no bugão... um texto deste tamanho faz parecer complicado mas está longe disso! É um trabalho delicado, mas prazeroso! Qualquer dúvida, o tópico do forum é este aqui.

comentando...

Este é um tutorial de grande valia para os que gostam de fuçar no buggy. Não poderia ser mais detalhado e o Planeta espera que o Diogo possa nos dar mais aulas de como fazer estas coisas!

Carlão