CHEETAH - PROTÓTIPO
Alcides
inserido no site em 12/04/2005
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O Cheetah é um protótipo. Foi fabricado por mim, que sou artista plástico, em parceria com um amigo, José Roberto Tridenti, que é aficionado em mecânica e desenho por computador, para um terceiro que era piloto de enduro com moto e recentemente passou a correr com o protótipo em rally cross-country de velocidade.

Juntos desenvolvemos um “buggy especial” para corridas dessa modalidade. Todo o projeto foi desenvolvido por computador ao longo dos anos de 2003/2005. O Cheetah não nasceu de um carro doador, todas as peças foram projetadas, moldadas e executadas especialmente por nós, com o propósito de fazer um buggy com um grande curso de suspensões; tornado-o mais confortável, capaz de transpor grandes obstáculos e também possibilitando seu uso em competições.

Sua estrutura é reforçada e conta com amortecedores pressurizados com reservatório externo de nitrogênio possibilitando um rendimento acima do normal em terrenos acidentados. Veja os comentários feitos por “experts” na revista 4x4 & Cia. do mês de fevereiro. Outros informações poderão ser obtidos através do e-mail : buggy.cheetah@terra.com.br . O protótipo, na verdade, foi feito para ser um buggy de competição, com peças de reposição baratas, enfim um verdadeiro avanço em buggys, na categoria cross country de velocidade.

Especificações Técnicas:

Carenagem: Fibra de Vidro.
Chassi: Tubos de aço carbono sem costura.
Dimensões: 3500 mm (comprimento); 1850 mm (largura); 1480 mm (altura).
Distância entre eixos: 2500 mm.
Distância do chassi ao solo: 300 mm.
Peso (aproximado): 860 kg.
Capacidade de passageiros: 02.
Motor: AP 1.8 VW, quatro cilindros, injeção eletronica, refrigerado a água, montado entre eixos.
Potência Máxima: 139 Hp a 5700 rpm.
Torque Máximo: 21 Kgfm a 3400 rpm.
Combustível: Gasolina (capacidade do tanque: 60 litros).
Sistema de direção: Hidráulica.
Sistema elétrico: 12 V.
Câmbio: Mecânico, de quatro marchas sincronizadas e uma ré.
Sistemas de Freios: Disco nas quatro rodas, com acionamento hidráulico; freio de estacionamento com acionamento manual nas rodas traseiras.
Molas: Helicoidais duplas em série(principal e help) de ação progressiva.
Amortecedores: Monotubos pressurizados e progressivos com dupla ação e reservatório externo de nitrogênio.
Suspensão Traseira: Independente, multilink com 280 mm de curso.
Suspensão Dianteira: Independente, balanças em V com 300 mm de curso.
Tração: Traseira.
Rodas: Liga Leve aro 15” e pneus all-terrain 235/75 R15.
Bancos: Conchas, homologados CBA
Cintos de segurança : Cinto de quatro pontos 3” com fecho rotativo homologado FIA.

 

Alcides Crivellari Júnior
buggy.cheetah@terra.com.br

 
 
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