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inserida no site em 20/10/02

Fernando Camelo (Buggy Marina´s) deu algumas dicas de como calibrar os pneus para andar nestas dunas, que são de extrema importância para todos os buggueiros. Aliás, ele alerta para um fato importante: o Dune Buggy 11L15 é um pneu para ser usado com câmara. Como ele não tem a borda preparada para usar sem câmara, com pressão muito baixa, ele poderá deslocar-se e esvaziar-se completamente.

Possuo as seguintes calibragens no meu buggy Marinas:

Cidade/Praia (areia firme):
Dianteiro: PNEUS 185/65 R14 - 8 libras
Traseiro: PNEUS 11L15 - 12 libras

Dunas:
Dianteiro: PNEUS 185/65 R14 - 7 libras
Traseiro: PNEUS 11L15 - 8 libras

Antes de explicar o motivo dessa calibragem tão baixa, aconselho aos colegas do grupo a comprar um calibrador que possa medir pressão até 6 libras, custa no máximo R$ 15,00 e permite que você tenha uma informação confiável, diferente do "achômetro" que eu costumava a fazer antes quando tinha que baixar os pneus do carro para entrar em uma duna. Com certeza na sua cidade haverá alguma loja responsável por abastecer todos os borracheiros da região, procure na lista telefônica algo como "casa dos borracheiros", pois haverá uma maior facilidade para você encontrar esse calibrador a um preço mais justo. Abaixo está a foto do meu calibrador (se encontrar uma marcar melhor me avisem !!!)

Voltando para o assunto, essa calibragem eu consegui na base da experiência, com um calibrador no bolso e usando o carro no dia-a-dia. Como meu buggy é leve, uma calibragem dessa atende perfeitamente as minhas necessidades dentro da cidade, o carro continua leve (não aumenta o consumo) e absorve muito bem os impactos das nossas ruas esburacadas já que todos sabemos que suspensão de buggy é algo bastante  desconfortável.

Até o presente momento não tenho notado irregularidades no desgaste dos pneus e aconselho que utilizem um buggy com baixa calibragem para que possamos sobreviver no dia a dia das nossas ruas.

Seguem algumas observações: se o seu pneu não tiver câmara de ar, coloque pois existe a facilidade de haver vazamento de ar pelas bordas no caso de um curva muito fechada (principalmente dunas), outra dica para os colegas é o peso na direção, mas que é compensado pela maciez e segurança oferecida. Se alguém tiver uma opinião contraria, peço colocar em discussão. (use o Forum do Planeta!)

Um abraço a todos
Fernando Camelo

 
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