rodas e pneus

Rodas e pneus são costumam ser assuntos muito discutidos no Forum do Planeta. E, claro, o que está aqui não está livre de críticas e colaborações, já que o assunto é muito contraditório, mesmo...

Carlão

as estepes, as tralhas, as dicas...

 
Polimento de rodas
  Um tutorial elaborado pelo Terra, de Maricá, mostrando como é feito o polimento de rodas em casa, com materiais e equipamentos comuns. O resultado... bem, clica na foto para ver! (março de 2013)  
   
  Este pino, presente do Sérgio para mim, é utilizado para permitir a troca de pneus mais facilmente. No caso de teu buggy ter o sistema original do fusca, que é com parafusos, é sempre complicado acertar o lugar correto da roda. No meio do barro, então...

Esta peça serve para se enroscar em um dos furos rosqueados do cubo do fusca e então colocar a roda. Facinho, facinho!
 
       
  Calibrar os pneus do buggy faz parte do ritual de andar na areia e no barro. Clica na imagem, para saber as recomendações do buggueiro Fernando Camelo  
 
clica na foto para ler o artigo
     
    E as miniestepes que já são populares em muitos buggies, e o primeiro registro, aqui no Planeta, foi feito pelo Carlos Guida. Mas foi o Jansen que mandou as fotos da primeira roda utilizando pneu de Biz (é da motinho, mesmo!). Clica na imagem, para saber os detalhes deste trabalho, com roda de aço.  
         
    E, claro, a moda pegou. Este Vega está demonstrando que a estepinha pode ser usada normalmente, desde que para pequenos percursos (sair do sufoco!). Clica na foto para ver mais detalhes e a rodinha na traseira do buggy, também. Muito bom!  
         
    Como acomodar a estepe em um buggy antigo? No Velho´73, resolvi da maneira que encontrei: embaixo do banco traseiro. Este espeço foi encontrado depois que levantei (lift) a carroceria do buggy  
         
    O Carlos Ceron montou seu estepe com pneu de Brasília. E mostra a solda!  
         
    E outra maneira de carregar o estepe: em um bagageiro feito para carregar tralhas e estepes... Este aí, é articulado, para permitir a abertura do capô do motor. Veja em mais detalhes, aqui.